Primeira etapa do Luz Para Todos já atingiu 85% no AM

Ao menos 85% da meta estipulada para a primeira etapa no Amazonas no programa “Luz para Todos” já foram cumpridos. A informação é do gerente de Energia da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Paulo Cesar Colares.

Segundo ele, foi estabelecido pelo governo federal que 81 mil domicílios receberão energia elétrica até o fim desta primeira etapa do programa. Até o momento, mais de 68 mil casas já tiveram energia elétrica ligada.

A Sepror é parte integrante do programa no Amazonas. Paulo afirma que até o final do ano devem ser contempladas com o Luz para Todos uma média de 70,5 mil moradias e que a meta estipulada pelo governo federal para o estado do Amazonas no primeiro termo de entendimento do programa, deverá ser alcançada em meados de abril de 2012.

Implantado no início do governo Lula, em 2003, o Luz para Todos está presente em todos os municípios do Amazonas, apesar das dificuldades na região devido às peculiaridades como as longas distâncias e o transporte fluvial.

Segundo Colares, até o mês de setembro passado o programa levou luz elétrica para 68.862 moradias do interior do Amazonas e área rural de Manaus.

“Com a definição das novas empresas licitadas, até o final do ano o primeiro termo do programa será concluído”, ressaltou o Gerente de Energia da Sepror. Nesta primeira fase, o programa foi orçado em R$ 506.526.472.

Dez por cento desse valor foi investido pelo Governo do Estado, por meio da Sepror, que atua no projeto como interveniente fiscalizadora. Eletrobrás Amazonas Energia entrou com mais 10% e os 80% restantes ficaram sob a responsabilidade do governo federal.

Tecnologia
Para atingir a meta estipulada para o Amazonas, a Eletrobrás Amazonas Energia desenvolveu um programa diferenciado devido às condições geográficas da região. Adotou a tecnologia de cabo subaquático, que facilita a travessia dos cabos, evitando a travessia aérea que às vezes coloca em risco a navegação e expõe as pessoas a riscos.

Além disso, no Estado também foi adotado um tipo diferenciado de poste feito de fibra, mais leve e muito mais fácil de transportar.

“Para levantar um poste de concreto eram necessários 20 homens ou mais. O poste de fibra pode ser levantado por somente 3 homens, por isso esse tipo de poste foi feito pela Eletrobrás para atender exclusivamente o Amazonas”, explicou Paulo Cesar.

Velha Serpa
No último dia 8, as comunidades do Paraná do Amatari, Lago do Jacaré e Lago do Januário, ambas localizadas no município de Itacoatiara – a 170 quilômetros de Manaus -, foram contempladas pelo programa.

No total foram 384 domicílios beneficiados, o que representa uma média de 1,5 mil pessoas atendidas com luz elétrica. Nestas comunidades foram utilizados 2,2 quilômetros de cabos subaquáticos para levar energia da Vila do Engenho até essas três comunidades, que agora têm luz elétrica 24 horas.

O município de Itacoatiara é formado por 226 comunidades sendo que 100 já foram contemplados pelo Programa Luz para Todos, o que representa 70% do setor primário de Itacoatiara.

Ainda este ano estão previstas obras do programa no Baixo, Médio e Alto Solimões, Baixo e Médio Amazonas e Madeira, revelou o gerente da Sepror.

PAC 2
O programa, que deveria encerrar no fim deste ano, com o alcance da meta estipulada, foi prorrogado por intermédio do decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 11 de julho, até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2014, como parte das ações da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O decreto prevê atendimento das pessoas que moram em assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades localizadas em reservas extrativistas, além de postos de saúde, escolas e poços de água comunitários.

Segunda etapa
Ainda este ano estão previstas obras do programa no Baixo, Médio e Alto Solimões, Baixo e Médio Amazonas e Madeira. Segundo o gerente de Energia da Sepror, os detalhes da segunda etapa do plano de ação do Luz para Todos ainda não foram definidos pelo Governo Federal.

De Manaus,
Odineia Araújo