Sem categoria

Marilson vence 10.000m com folga e fatura primeiro ouro

Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, Marilson Gomes do Santos conquistou, nesta quinta (27), a sua primeira medalha de ouro pan-americana. O veterano de 34 anos venceu com folga a prova dos 10.000 metros no Pan de Guadalajara, com o tempo de 29min00s64. Em Santo Domingo, em 2003, e no Rio, em 2007, ele havia ficado com a prata na prova.

Marilson terá a companhia de outro brasileiro no pódio. Giovani dos Santos comemorou cedo demais, quase perdeu a medalha nos metros finais, mas garantiu o bronze com 29min51s71. A prata ficou com Juan Carlos Romero, do México.

Bicampeão da Maratona de Nova York e três vezes vencedor da São Silvestre, Marilson tem como foco a vaga olímpica na maratona. Ele pretendia ter alcançado o índice para os Jogos de Londres na Maratona de Chicago, há 18 dias, mas passou mal com o calor e abandonou a prova. Nesta sexta-feira, apesar de correr na altitude e também sob sol forte, ele ficou a menos de um minuto do índice exigido pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo) para participar dos 10.000 na Olimpíada: 28min05.

Marilson assumiu a primeira colocação da prova antes que ela chegasse à marca de 2.000 metros. A partir do quarto quilômetro, passou a correr sozinho, sem mais ter a companhia de Giovani e do mexicano, que ficou cerca de 100 metros para trás. Nas voltas finais, só administrou a vantagem.

Mais medalha 

Outro brasileiro a conquistar medalha nesta sexta-feira, nas primeiras provas do dia no atletismo, foi Jefferson Sabino. O saltador faturou o bronze no salto triplo, com a marca de 16,51m, conquistada na sua terceira de um total de seis tentativas. Exceção também à primeira, nas demais ele falhou.

O ouro da prova ficou com o favorito cubano Alexis Copello, quarto colocado no Mundial de Daegu, que saltou 17,21m. A prata também é de Cuba, com Yoandris Betanzos, que ultrapassou o brasileiro no seu último salto: 16,54m.

Fonte: Agência Estado