Sem categoria

Record teria criado perfis falsos para embelezar o Pan na web

Tuiteiros de mentira? No esforço de fazer a cabeça dos internautas quanto à transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a Record teria preparado estagiários de Jornalismo para rebaterem críticas que recebesse por meio das redes sociais.

Os componentes dessa turma se portariam como internautas comuns, mas favoráveis à emissora, segundo o colunista do F5 Ricardo Feltrin. Fariam comentários espontâneos elogiando a atuação da Record durante o evento.

Porém, a emissora teria pedido aos funcionários que criassem endereços de e-mail e perfis falsos em sites como Twitter, Facebook e Orkut. O colunista teve acesso a cópias de e-mails trocados entre os estagiários, seus parentes e outros funcionários da Record.

Em uma das conversas, a pessoa reclama: "A gente não passou anos estudando para ser brinquediinho (sic)." Em outra nota-se que interromperam a ideia: "Disseram que vazou p [uma jornalista não informada por Feltrin] um mail da chefia com as ordens. Então o pessoal abortou a operação [anteontem] à noite… (sic)"

A Record respondeu que mantém mesmo "um grupo de trabalho responsável por fortalecer e divulgar a marca da emissora e de seus produtos nas mídias sociais", o que considera prática legítima e comum executada por grandes corporações em todo mundo.

"A Record, obviamente, não endossa ações anti-éticas e vai apurar internamente se houve algum tipo de desvio de conduta", disse a emissora, que fará também a transmissão do Pan 2019.

Redação Adnews