Sem categoria

Temer representará Dilma na 5ª Cúpula da Unasul em Assunção

O vice-presidente Michel Temer vai representar a presidente Dilma Rousseff na 5ª Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), nos próximos dias 28 e 29, em Assunção, no Paraguai. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. O tema da reunião será Transformação do Estado e Desenvolvimento, mas os debates serão dominados pela discussão sobre os impactos da crise econômica internacional.

A Unasul é formada por 12 países. No final das discussões, os chefes de Estado e de Governo deverão aprovar os documentos Declaração de Assunção e Plano de Ação de Assunção, que servirão de base para a orientação dos projetos de cooperação ibero-americana em 2012.

Leia também:

Unasul avalia defesa conjunta contra especulação financeira
Michel Temer representará Brasil na Cúpula Ibero-Americana

 

Na quarta-feira (26), a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Angela Holguín, defendeu que todos os países latino-americanos se unam na tentativa de reagir coletivamente aos impactos causados pela crise econômica.

Para Holguín, a melhor alternativa é ampliar os acordos bilaterais e multilaterais. A chanceler veio ao Brasil para intensificar as parcerias em tecnologia, educação, no combate à violência e à exploração sexual.

Na reunião da Unasul, as autoridades devem ressaltar a necessidade de buscar estratégias de desenvolvimento sustentável e políticas públicas, inclusivas e participativas, para a superação da pobreza e da desigualdade social.

Na quarta (26), Dilma avisou que não participaria das reuniões em Assunção. Na próxima semana, ela segue para Cannes, na França, onde participa da Cúpula do G20 (que reúne as 20 maiores economias do mundo). Em discussão, a crise econômica internacional. Até o fim do ano, a presidenta pretende ir à Argentina, à Venezuela e ao Uruguai.

Fonte: Agência Brasil