Sem categoria

SP: Camelôs fazem novo protesto sábado (29), e prometem acampar

Os camelôs do Brás, região central de São Paulo, farão nova manifestação pacífica neste sábado (29), a partir das 4h. Será o quinto dia consecutivo de mobilização contra a decisão da prefeitura de proibir a montagem das barracas de cerca de 7 mil ambulantes, das ruas no entorno da Feira da Madrugada. Para reforçar os protestos, um grupo acampará na Rua Oriente a partir da madrugada de quarta-feira (2) até que o município mude de ideia e negocie com a categoria.

Por conta do grande movimento do comércio aos sábados, o Sindicato dos Ambulantes Independentes de São Paulo espera pelo menos três mil participantes concentrados na rua Oriente.

“Com apitos e faixas, seguiremos pelas ruas da região em passeata. Será uma manifestação será pacífica como foi a de hoje (28)”, explicou ao Vermelho Leandro Dantas, presidente da entidade.

Nesta sexta-feira, camelôs fizeram protesto pacífico pelas ruas Oriente, Monsenhor de Andrade e Rodrigues dos Santos. No total, os vendedores ambulantes ocupavam 10 ruas. Segundo a liderança dos ambulantes, cerca de duas mil pessoas participaram do ato. Já a Polícia Militar (PM) disse que eram cerca de 200 manifestantes.

A PM chegou a registrar atos de vandalismos no início da manhã, por volta das 9 horas, e seis pessoas foram detidas. Mas, não eram integrantes do movimento.

As manifestações começaram na terça-feira (25), quando a PM impediu que os ambulantes, sem licença da prefeitura, se instalassem nas proximidades da Feira da Madrugada, local regularizado e que ocupa uma área delimitada com cerca de 4.100 camelôs.

A proposta defendida pelos camelôs que não possuem licença é de que a prefeitura autorize o trabalho nas calçadas entre às 2h e 6h30 da manhã. “Queremos trabalhar livremente nas calçadas e em outros espaços da região. Estamos dispostos a sentar e negociar com a prefeitura. Se tivermos que ir para bolsões, tudo bem. O que não dá é para ficar sem trabalho”, justificou Leandro Dantas.

Durante a madrugada de hoje, cerca de 400 policiais ficaram de plantão no local. Hoje, diferente dos outros dias, as lojas funcionam normalmente.

Nota da prefeitura

Na quarta-feira (26), um dia depois da primeira manifestação, representantes dos lojistas das regiões do Brás e da 25 de Março – Associação de Lojistas do Brás (Alobrás) e União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco) -,  participaram de uma reunião com representantes das secretarias municipais da Coordenação das Subprefeituras, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Microempreendedor Individual, além da Polícia Militar. No encontro, as entidades reafirmaram o apoio à ação, liderada pela PM, em conjunto com a Prefeitura, para coibir o comércio ambulante irregular e ilegal na região do entorno do Pátio do Pari, conhecido como Feira da Madrugada.

Na reunião, a administração municipal garantiu que as ações no local serão mantidas até o final do seu planejamento e o comando da PM na capital tranquilizou os comerciantes com relação à segurança. Juntas, as duas entidades representam mais de 7.500 comerciantes estabelecidos há décadas na capital

Segundo a nota, um grupo de oito ambulantes foi recebido na sede do governo municipal, onde foram informados que todos em situação irregular não poderão mais comercializar e terão de liberar as ruas. A prefeitura afirma ter oferecido cursos profissionalizantes, orientação e assistência para formalização com possibilidade de acesso a linhas de crédito dos Programas São Paulo Confia e Banco do Povo.

O município está realizando recadastramento de quem atua na Feira da Madrugada, que ganhará em breve infraestrutura para comerciantes e consumidores. Ainda segundo a administração pública, somente 100 ambulantes estão autorizados a atuaremno entorno e estes continuam com seus respectivos TPUs (Termos de Permissão de Uso) ativos.

Deborah Moreira, da redaçãodo Vermelho, com agências