Sem categoria

Dilma embarca para a França onde se reúne com Brics e G20

A presidente Dilma Rousseff viaja nesta segunda-feira (31) à noite para Cannes, no sul da França, onde participa da reunião de cúpula do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo). Em discussão, os impactos da crise econômica internacional.

Antes da cúpula do G20, Dilma se encontra, na quarta-feira (2), com o presidente da Rússia, Dimitri Medvedev; com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh; e com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma; países que integram o Brics (acrônimo que representa os emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Nas últimas viagens que fez à Europa e à África, Dilma defendeu que o Brics adote um discurso unificado nas reuniões do G20. Porém, deve predominar o clima de tensão, segundo negociadores que participam das reuniões preliminares em Cannes, porque a cúpula ocorre logo depois de a União Europeia (UE) definir que tipo de intervenção fará em relação aos países da zona do euro que atravessam uma crise de solvência.

Paralelamente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) informou que podem faltar 40 milhões de vagas de emprego no mundo nos próximos dois anos, em decorrência da crise econômica.

Será a segunda vez que Dilma participa de uma reunião de cúpula do G20. No ano passado, já eleita, ela acompanhou o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Seul, na Coreia do Sul. Na ocasião, Lula apresentou Dilma como “a futura presidente do Brasil” dirigindo-se aos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy.

Nas reuniões em Cannes serão discutidos temas como regulação financeira, agricultura, energia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Também estarão em pauta educação, combate à pobreza e estímulos à redução das desigualdades sociais, assim como o respeito aos direitos humanos.

Das reuniões do G20 participam presidentes, primeiros-ministros e ministros da Fazenda dos países do grupo, além de dirigentes dos bancos centrais. O comando do grupo este ano está com a França (a presidência do G20 é rotativa).

A presidente Dilma deve viajar com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, das Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. Ela só deve retornar ao Brasil no dia 5.

Fonte: Agência Brasil