Homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Comerciários de Campina 

Homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Comerciários de Campina - CTB -pb

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, na Paraíba, participou na segunda-feira(31), de uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Campina Grande, Paraíba, que homenageou o Sindicato dos Comerciários de Campina Grande, que em abril deste ano completou 70 anos de luta. A propositura foi do presidente do Poder Legislativo, vereador Nelson Gomes Filho.

Os 70 anos de história do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande foram comemorados simultaneamente à festa da categoria, no dia 15 de agosto passado. Ao longo das sete décadas, os trabalhadores obtiveram importantes conquistas, sendo as principais a instituição do Dia do Comerciário e a Convenção Coletiva de trabalho que se refere às normas convencionadas entre patrões e representantes dos empregados.

Durante os 70 anos de fundação, completados em abril deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Campina Grande, se engajou nos movimentos das centrais sindicais defendendo a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem perda de salarial; apoiando a regulamentação legal da política de valorização do salário mínimo; reivindicando o encaminhamento imediato ao Congresso Nacional da proposta unitária de avanços nos direitos previdenciários dos trabalhadores, dos aposentados e pensionistas e a aprovação das Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do fim do Fator Previdenciário.

O presidente da CTB/PB, José Gonçalves enfatizou que o histórico de lutas dos comerciários de Campina Grande através de seu sindicato que é filiado a central, fortalece a mesma no Estado e que umas das bandeiras defendidas é o fim do assédio moral nos locais de trabalho e isso tem se verificado de forma muito forte na iniciativa privada, especialmente no comércio e serviços.