Sem categoria

Convênio garante realização dos Jogos Indígenas

O Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ICT) assinaram, na última sexta-feira (28), um convênio que destina o repasse de R$1,3 milhão para realização dos 11º Jogos dos Povos Indígenas. Os jogos são o maior evento indígena das Américas.

O convênio está em conformidade com o Decreto nº 7.568, de 16 de setembro de 2011, que estabelece novo padrão de conveniamento entre o governo federal e entidades privadas. Entre as exigências do decreto estão a assinatura do convênio por ministro de Estado e a realização de seleção pública.

Com o repasse, será possível viabilizar a montagem da arena dos jogos, a alimentação e o transporte dos indígenas das aldeias de origem a Porto Nacional, no Tocantins, onde acontecerão os jogos, de cinco a 12 de novembro, na Ilha Real, ponto turístico da cidade.

Os jogos têm apoio do governo de Tocantins. A parceria garantiu repasse de R$300 mil para a construção de 32 ocas, uma espécie de Vila Olímpica Verde que abrigará as delegações representadas por mais de 1,3 mil índios de 38 etnias nacionais. O evento também tem a colaboração da prefeitura de Porto Nacional, que colocou à disposição dos jogos a infraestrutura local.

Fonte: Em Questão