Sem categoria

Nove madeireiras e governo de Rondônia são réus de ação do MPF

Nove madeireiras e o governo de Rondônia são réus de uma ação civil pública ingressada na última semana pelo Ministério Público Federal (MPF) na cidade de Ji-Paraná. As madeireiras são acusadas de extrair ilegalmente madeiras nobres de três territórios indígenas. O governo sofre a ação, pois através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente emitiu licenças de instalação para as madeireiras, desconsiderando os impactos aos indígenas.

Os empreendimentos ficam no distrito de Boa Vista do Pacarana, no sul do estado. Segundo o MPF, os territórios dos índios suruís, cintas largas e zorós – este último em Mato Grosso – são os únicos locais em que ainda há madeiras nobres em um raio de 100 quilômetros de onde estão as madeireiras.

O procurador da República, Daniel Fontenele, afirma que os madeireiros têm pressionado e ameaçado as comunidades para extração de madeira ilícita, chegando a oferecer armas de fogo para as lideranças indígenas que conseguem aliciar, aumentando ainda mais os conflitos e riscos de morte.

O MPF pede à Justiça que suspenda as licenças ambientais, paralise imediatamente as atividades madeireiras no local e condene os réus por danos morais ao pagamento de R$ 10 milhões às três comunidades atingidas.

Fonte: Radioagência NP