Sem categoria

Prêmio Congresso em Foco anuncia hoje os vencedores

Os parlamentares que mais se destacaram no Congresso Nacional neste ano serão revelados nesta segunda-feira (7), durante a cerimônia do Prêmio Congresso em Foco, em Brasília. Após votação de 267 jornalistas – que elegeram os 47 finalistas – e participação dos internautas, em votação aberta na internet, os vencedores foram escolhidos, mas serão divulgados apenas durante o evento.

Além de identificar os melhores senadores e melhores deputados de cada ano, o Prêmio Congresso em Foco procura dar destaque aos parlamentares que demonstram maior compromisso com temas importantes para a sociedade. Em 2011, os congressistas também foram avaliados em seis categorias especiais: Parlamentar de Futuro; Defesa da Democracia e da Cidadania; Defesa do Consumidor; Defesa dos Municípios; Defesa da Segurança Jurídica e da Qualidade de Vida; e Promoção da Saúde.

Leia também: Congresso em Foco: internautas escolhem melhores parlamentares
 

A edição deste ano terá como tema a “construção da democracia”. “Queremos lembrar que o Congresso é produto das nossas escolhas, seja ao votarmos, seja ao acompanharmos ou ao deixarmos de acompanhar e fiscalizar o seu funcionamento”, afirma o jornalista Sylvio Costa, fundador do site e idealizador do prêmio.

O Prêmio Congresso em Foco valoriza o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no cumprimento de seus mandatos. “O objetivo é combater a ideia equivocada de que todos os políticos são iguais”, explica Costa, acrescentando que por trás da ideia, há o desejo de ressaltar tanto a importância do Parlamento para a democracia quanto a necessidade de os eleitores acompanharem de modo permanente a ação dos congressistas.

Após a premiação, o pianista e compositor João Donato, um dos grandes nomes da música brasileira, dividirá o palco com a jovem cantora Maíra Freitas, filha do cantor Martinho da Vila. Os dois cantarão juntos clássicos da bossa nova, composições do Donato com Martinho da Vila e sambas. Será a primeira vez que os dois se apresentarão juntos em Brasília, marcando também a estreia de Maíra na capital federal.

A festa também contará com o lançamento da Revista Congresso em Foco. A nova publicação oferecerá aos leitores um balanço das ações dos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, além de bastidores dos Três Poderes. Com tiragem de 50 mil exemplares e periodicidade semestral, a revista ficará disponível em bancas do Rio, Brasília e São Paulo e será distribuída para os principais tomadores de decisões e formadores de opinião do país.

A primeira edição vai trazer uma pesquisa, contratada junto ao Instituto Análise, de São Paulo, que revelará as opiniões dos parlamentares federais sobre os rumos da sucessão presidencial, reforma política, reforma tributária e outros temas da legislatura. Além disso, terá entrevistas exclusivas com o presidente do Congresso Nacional, José Sarney, e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o mais votado da história do país, entre outras matérias inéditas.

Fonte: Congresso em Foco