Sem categoria

Rafael Correa confirma presença em reunião extraordinária da CAN

O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou nesta segunda (7) a sua presença na próxima reunião extraordinária do Conselho Presidencial da Comunidade Andina de Nações (CAN), que será realizada nesta terça (8) em Bogotá.

Ele anunciou recentemente que seu país está analisando a permanência no bloco e Quito solicitou uma reunião urgente entre os presidentes da CAN para avaliar as dificuldades enfrentadas na região.

"Temos tido uma grande abertura por parte da Colômbia, mas o conflito está aí, e não podemos agüentar a cada ano que os motoristas colombianos fechem a fronteira e nos causem milhões de perdas", afirmou Correa a respeito do descontentamento de seu país com a nação vizinha.

O Ministério de Relações Exteriores da Colômbia anunciou recentemente que, durante a reunião, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, deve revisar com seu homólogo equatoriano "a balança comercial e o transporte fronteiriço devido à solicitação dos transportadores colombianos sobre o subsídio" que o Equador oferece a seus motoristas.

Além de Correa e de Santos, o presidente do Peru, Ollanta Humala, também deve participar da reunião.

Fonte: UOL