Sem categoria

Nicaraguenses estão em festa por vitória popular nas urnas

O povo nicaraguense continua em festa nas ruas pelo triunfo da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) nas eleições, destacam nesta terça (8) veículos de imprensa. "As eleições foram um exemplo de patriotismo e democracia para todo o mundo e, por sua transparência, muitos países estão nos felicitando", reconheceu o líder religioso Naguib Eslaquit no canal 4 de televisão.

Numerosas instituições internacionais e governos transmitiram nas últimas horas mensagens de congratulações pela grande vitória sandinista. A percentagem obtida nas votações assegurou à aliança Unida, Nicarágua Triunfa, dirigida pela FSLN, além dos cargos de presidente e vice-presidente da República, uma ampla maioria das cadeiras na Assembleia Nacional.

Também concede a esse agrupamento político o maior número de postos entre a representação nicaraguense no Parlamento Centro-americano. No entanto, grupos minoritários ainda negam-se a reconhecer a vontade do povo expressa nas urnas, como disse o presidente do Conselho Supremo Eleitoral (CSE), Roberto Rivas, que reconheceu a vitória de Daniel Ortega com mais de 60 por cento dos votos.

Membros da aliança PLI-MRS (Partido Liberal Independente-Movimento Renovador Sandinista) feriram a tiro quatro cidadãos e lesionaram com pedras outros seis, enquanto meios de comunicação como os jornais La Prensa e El Nuevo Diário ainda publicam mensagens hostis.

Estas pessoas que usam seus meios impressos para derramar mentiras e destilar ódio, lhes sobra a violência e o egoísmo e falta o amor e a solidariedade, enfatizou o padre Eslaquit.

Para o doutor Gustavo Porras, coordenador da Frente Nacional de Trabalhadores, a vitória sandinista é o reconhecimento a uma política de restituição de direitos das famílias, com acesso à saúde, educação, recreação e programas como Plano Teto, Usura Zero e Fome Zero.

Através da emissora Tu Nueva Radio Ya, o também deputado destacou a participação das mulheres nas atuais eleições, pois graças à administração sandinista puderam assumir seu papel dentro da sociedade.

O magistrado do CSE, René Herrera, confirmou a reeleição de Ortega por alta percentagem de votação e opinou, segundo cita El 19: "creio que é motivo de alegria não só para alguns, mas para todos os nicaraguenses".

Herrera chamou os setores mais retrógrados do país a evitarem as provocações e a violência e considerou que continuar com um espírito de confrontação só roubará ao povo seu direito a viver em paz e ter uma sociedade mais justa, forte e estável.

Por sua vez, em Tu Nueva Radio Ya o comandante guerrilheiro Edén Pastora assegurou que estas eleições ratificam a validade da luta dos anos 60 e 70 do século XX para o triunfo da Revolução Popular Sandinista e ensina também que a juventude decidiu a continuidade do mandato de Daniel Ortega.

Fonte: Prensa Latina