Sem categoria

Federal Reserve foca o aumento dos empregos, diz Bernanke

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse hoje que o Fed está concentrato intensamente em reduzir o desemprego e que projeta inflação sob controle no futuro. "Para muitas pessoas, eu sei, não parece que a recessão tenha terminado", mesmo com a economia crescendo por dois anos, disse ele em El Paso, Texas.

O evento é parte do esfoço de Bernanke para explicar aos americanos os motivos de o Fed ter salvado muitas instituições financeiras, além de prestar contas de como está tentando estimular a atividade econômica.

"O desemprego é dolorosamente alto", com mais de dois quintos dos desempregados sem encontrar trabalho há mais de seis meses. "De longe, a maior proporção desde a Segunda Guerra Mundial", disse Bernanke. "Estes problemas são muito sérios e nós, no Federal Reserve, temos concentrado esforços para apoiar a criação de vagas", disse.

"Esperamos, baseados em informações disponíveis hoje, que estaremos relativamente pertos do nosso objetivo de 2% [da taxa de desemprego] ou um pouco menos no futuro."