AM: Conferência de Mulheres defende criação de secretaria específica

Encerrou ontem a Etapa Estadual da III Conferência de Política para Mulheres. O evento aconteceu de 9 a 11 de novembro na Assembléia Legislativa do Estado (ALE) e contou com a participação da secretária Executiva do Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas para a Mulher, Maria Aparecida Gonçalves.

No âmbito estadual, participaram a vereadora Lúcia Antony (PCdoB) e a deputada estadual Conceição Sampaio (PP). A deputada federal Rebecca Garcia (PP) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) enviaram representantes.

A 3ª Conferência discutiu e elaborou propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.

Aproximadamente 200 delegadas participaram da etapa estadual. Entre elas, sindicalistas, estudantes, membros de associações de mulheres, movimento gay, ONG’s, indígenas e da área rural.

Do total de 62 cidades amazonenses, 23 realizaram conferências em seus municípios. Quatorze trouxeram representantes para a etapa estadual. “Houve um grande avanço nessa participação. Ano passado apenas dez municípios estiveram presentes. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a participação das mulheres na elaboração de políticas públicas no interior”, declarou Isis Tavares, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

Para Isis, a prioridade do Cedim é interiorizar a criação dos conselhos no interior. “Cada conselho deve elaborar um plano para as mulheres e entregar nas mãos dos prefeitos”, afirmou.

Entre as propostas aprovadas na conferência está a construção de creches e a criação de uma secretaria estadual dos direitos da Mulher. “É necessário ter uma secretaria que pense exclusivamente os problemas da mulher, seja na área da saúde, no trabalho, no combate à violência. As mulheres têm peculiaridades. Elas precisam trabalhar fora, dentro de casa, cuidar dos filhos”, explicou a presidente da UBM/AM, Vanja Andréa.

Além da secretaria estadual, foi aprovada a indicação da criação de secretarias de mulheres nos municípios do interior, a interiorização dos serviços da rede de proteção às mulheres vítimas de violência, mais investimento em saúde, mais ocupação nos espaços de poder para combater a pobreza extrema. Na área da educação, foi aprovado investimento de 10% do PIB para o Plano Nacional de Educação e 50% do pré-sal para o setor.

A conferência estadual também elegeu 52 delegadas para a etapa nacional, que acontece dia 15 de dezembro, em Brasília, aonde propostas de todo o Brasil serão discutidas e irão nortear as ações do Governo Federal.

A etapa estadual da conferência de mulheres foi realizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejus) em conjunto com o Cedim.

De Manaus,
Mariane Cruz