Dia Nacional do Samba terá show de Monarco em Porto Alegre

A importância do Samba é tanta que ele teve o seu Dia Nacional instituído em 1963 e marcado com comemorações em praça pública desde 1972. Em Porto Alegre, o Instituto Brasilidades promoverá no dia 26 de novembro uma série de atividades em comemoração a data.

Monarco em porto alegre - João Freitas

A programação inicia às 15h, na Usina do Gasômetro, e inclui apresentações da Roda de Choro de Porto Alegre, Coletivo Turucutá, DJ Fausto e Samba da Umbigada. Para fechar o dia em grande estilo, Monarco e Guaracy 7 Cordas, da Velha Guarda da Portela. “Sem atravessadores, sem ingressoss, sem paredes, sem ar condicionado. Samba na rua, no meio do povo, de graça, acessível à todos”, enfatiza o Instituto Brasilidades.

Considerado símbolo nacional, o samba é um dos rirmos musicais mais cultuados em toda a história da cultura brasileira e mundial. Impossível listar aqui os principais nomes desse gênero tão enraizado e emblemático da cultura brasileira. Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Lecy Brandão, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Adoniram Barbosa, Orlando Silva, João Nogueira, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz são apenas alguns dos grandes nomes do samba brasileiro.

Da redação local