Sem categoria

SP: frente em defesa da Cultura será lançada na quarta

Ampliar os recursos para a Cultura no estado de São Paulo para que as manifestações populares ganhem mais destaque e reconhecimento. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, que será lançada na quarta-feira (30), às 15h, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A frente foi articulada a partir da iniciativa da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), que vem atuando nas periferias, promovendo debates sobre a cultura popular. O Mais Cultura na Cidade, como foi batizada a iniciativa, já ocorreu em quatro locais: na Casa de Cultura do M’Boi Mirim, na comunidade de Taipas, na quadra da escola de samba Vai-Vai e em Cidade Tiradentes.

Leci lembrou de sua origem humilde e que, por isso, sabe da necessidade de se criar novos espaços para a cultura popular. “Vamos lutar para que o orçamento da Cultura seja pelo menos dobrado, a partir de emendas no orçamento. Tudo é muito pequeno quando se trata de cultura. Por isso, estamos batalhando muito para que iniciativas como os pontos de cultura, do Programa Cultura Viva, ganhem legislação específica, no estado”, declarou Leci Brandão ao Vermelho, referindo-se ao programa iniciado pelo Ministério da Cultura, no governo Lula.

Os Pontos de Cultura são dirigidos por entidades, apoiadas financeira e institucionalmente pelo ministério, para desenvolver ações de impacto sociocultural em suas comunidades. Em abril de 2010, existiam 2,5 mil em 1.122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas.

A frente será formada por 32 parlamentares de diversos partidos: PSB, PDT, PMDB, PT, PTB, PSOL, PRB, PV, PSDB, além do PCdoB.

“Além de ampliar o orçamento da Cultura, é preciso democratizá-lo. Temos recebido muitas demandas dos movimentos urbanos como hip-hop, mas também culturas mais tradicionais como as ribeirinhas, quilombolas, caipiras. Só há recursos para grandes nomes. É preciso levar recursos também para os pequenos, mas não menos importantes grupos”, explicou o deputado Simão Pedro (PT), presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Alesp, que integrará a Frente
Parlamentar em Defesa da Cultura.

Simão disse que uma das possibilidades é a criação de um novo fundo estadual para a Cultura, além do Programa de Ação Cultural (Proac). Atualmente, segundo o parlamentar, somente 0,7% do orçamento do estado é voltado para o setor da cultura, totalizando investimento de R$ 700 milhões, sendo uma parte para a TV Cultura, outra para a Virada Cultural e outra para a Escola Paulista de Dança (que detém quase um quarto de todo o recurso da pasta estadual).

Serviço:
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura
Data: 30 de novembro, às 15h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Paulo Kobayashi
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 3886.6790

Da Redação do Vermelho