Casa de militante do PCdoB-RJ é alvo de tiros em Duque de Caxias

A casa da camarada Conceição d'Lissá foi alvo de tiros no último domingo (27). Bandidos soltaram do carro e disparam diversos tiros em direção a sua moradia. Ela estava na varanda acompanha de outra militante do PCdoB, Cláudia Vitalino. Conceição, que é adepta do candomblé, acredita que o caso é de intolerância religiosa.

No dia anterior (26), o seu barracão Kwe Cejá Gbé, que fica na mesma rua onde mora, foi alvo de vandalismo. Uma grande pedra foi jogada dentro do local. Na ocasião, Conceição d'Lissá estava com sua filha e a neta preparando a feijoada do núcleo da Unegro de Duque de Caxias, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

No dia 27, a feijoada reuniu diversas pessoas da Unegro, da direção do PCdoB de Duque de Caxias e de membros da direção de outros partidos e entidades, como o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro do município, José Zumba da Silva, da FAF/Rio, além das diretoras da Unegro, Mônica Custódio e Cláudia Vitalino.

Após a confraternização, Conceição foi a pé para sua casa, junto com Cláudia, onde ficaram conversando até escutar os tiros. No dia seguinte, uma testemunha contou que homens desceram do carro e dispararam diversos tiros na direção da casa.

“Tranquilamente conversávamos na varanda de minha residência, localizada há alguns metros do barracão de candomblé Kwe Cejá Gbé, que na noite de sábado havia sofrido o arremesso de uma pedra de tamanho suficiente para causar, até mesmo, a morte de alguém. Outro não pode ser o motivo de tal episódio, que não a tentativa de calar meus tambores e minha voz em defesa de nossas tradições e de nossa fé. Estejamos unidos em mais uma luta aberta contra a opressão e o desrespeito”, contou Conceição d'Lissá, que também é da direção nacional da Unegro.

Conceição tem o barracão em Duque de Caxias há 18 anos. Em outra ocasião seu carro foi queimado em frente ao local, até hoje o caso não foi esclarecido. Agora, a ocorrência foi registrada na 62º DP de Imbariê.