Sem categoria

Ex-presidentes são homenageados na abertura do 39º Conubes

Sete ex-presidentes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) foram homenageados na abertura da 39º edição do congresso da entidade, ontem (1º), primeiro dia do evento. A cerimônia, a primeira do Conubes, teve como tema “30 anos de reconstrução da UBES – E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança” e aconteceu no auditório do Expo Center Norte, em São Paulo.

Ex-presidentes da Ubes homenageados no Conubes

A entidade foi perseguida e extinta pela ditadura mililtar, voltando a se organizar em 1981 (Saiba mais aqui). Entre os ex-militantes do movimento secundarista no Brasil estão a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ex-ministro da cultura, Juca Ferreira.

Entre os homenageados, o ativista Sergio Amadeu, que defende o software livre, lembrou do exato momento de reconstrução da entidade. 

“Naquele momento da reconstrução, há exatos 30 anos, tudo indicava que a nossa luta iria por água abaixo. Nosso Congresso, no Paraná, estava por um fio. Um dia antes de acontecer, me chamaram de canto e exigiram que parássemos na hora com a atividade. É óbvio que não atendemos o pedido e ele aconteceu mesmo sobre forte pressão pela parte do governo. Hoje, penso naquele momento e me orgulho. Repetiria mil vezes se fosse preciso. A luta hoje não tem nome nem feição. Exatamente por isso é muito mais difícil. Penso que é necessário uma verdadeira revolução nas nossas bases, que são as escolas, para que tenhamos realmente uma educação do tamanho do Brasil. Esse é o legado dessa geração”, declarou Amadeu, que foi presidente da Ubes entre 1981 e 1983.

Outro ex-dirigente presente, Apolinário Rebelo, a frente da entidade entre 1983 e 1984, falou da importância do movimento estudantil secundarista para as transformações do país.

“Parece que foi ontem, mas já fazem 30 anos. Eu sinto a energia dessa sala e me vem a cabeça tudo o que já foi feito, o que tivemos que nos mexer para que hoje vocês estejam aqui, como a história que Sergio Amadeu contou sobre o Congresso no Paraná. Por isso, para que a entidade continue repaginando momentos cruciais na história, como o Fora Collor, vocês que hoje estão aí sentados devem se organizar, lutar, gritar, protestar pelo Brasil que querem, pelo Brasil de vocês. O compromisso com a pátria e com as bandeiras estão nas duas mãos. Essa é a responsabilidade da Ubes, essa é a responsabilidade de vocês”.

Mauro Panzera, presidente da Ubes de 1992 a 1993, lembrou do Fora Collor, da mobilização dos secundaristas, que foi crucial para que acontecesse: “Me lembro na época que a ata do Fora Collor não tinha sequer sido aprovada no Congresso da UNE. Ficamos doidos porque achávamos que era preciso sair às ruas e pedir a renúncia do presidente. Então, o momento, o dia, a hora nos convidou para organizarmos a marcha. A consequência foi 10 mil pessoas com as caras pintadas. Nos unimos para isso".

Panzera também falou da importância de se conhecer bem a história do país e da entidade para saber qual a melhor maneira de agir no futuro. "Hoje, depois de algum tempo e o mínimo de maturidade, peço a vocês para que repensem e estudem a história. Os grandes momentos aconteceram depois que houve união entre as partes. Veja bem: a divergência é importante assim como a diversidade dentro do movimento. Mas as pautas sobre as efetivas mudanças devem caminhar juntas”, afirmou Mauro Panzera.

Carla Santos, que presidiu a entidade secundarista entre 1999 e 2001, também presente, lembrou de uma bandeira importante dos jovens, que é o ingreso do estudante da escola pública na universidade pública. "Houve avanços desde que sai da UBES, principalmente a partir de programas como o ProUni e hoje isso é uma realidade. Mas ainda estamos longe de construir a educação que queremos. Professor de escola pública é visto praticamente como um herói. Quem aqui já participou de uma greve, mesmo que seja pela implementação de um bebedouro? (todos levantam as mãos). Precisamos lutar muito para isso e o cenário hoje é de vocês”, falou Carla Santos.

da redação, com informações do EstudanteNet