Sem categoria

Tese de que explosões no Irã seriam sabotagem ganha força

Depois das explosões em uma base militar próxima a Teerã e na região da instalação nuclear de Isfahan, crescem as especulações em Israel sobre uma suposta sabotagem por parte de agências de inteligência contra o programa nuclear iraniano.

Nos últimos dias, os principais veículos de comunicação em Israel têm dado destaque a boatos e especulações sobre supostos atos de sabotagem que sipostamente teriam provocado as recentes explosões no Irã.

As explosões podem ter afetado significativamente o programa nuclear do país. A explosão, no dia 12 de novembro em uma base de mísseis a 45 quilômetros de Teerã, foi tão forte que o impacto foi sentido na capital iraniana. Ao todo, 17 militares iranianos morreram no incidente.

A segunda explosão, no dia 28 de novembro, ocorreu na região da instalação nuclear de Isfahan, onde é realizado o enriquecimento de urânio.

'Luta sigilosa'

Para o analista de assuntos de Inteligência do jornal Haaretz, Yossi Melman, 'a luta sigilosa entre agências de inteligência ocidentais e Teerã já começou, e é uma luta que não deixa impressões digitais – mas os resultados são claros'.

Melman também menciona o ataque cibernético à indústria nuclear iraniana, em 2010, quando um vírus denominado Stuxnet causou danos ao sistema de computadores em Natanz.

Para o analista, 'existe uma ligação clara' entre os três ataques, pois os alvos seriam parte fundamental do programa nuclear iraniano. Melman cita fontes estrangeiras que atribuem ao Mossad, à CIA americana e ao MI6 britânico a possível autoria da sabotagem.

O analista do canal 10 da TV israelense, Nadav Eyal, chega a afirmar que a 'guerra contra o Irã já começou'.

'Mais frequentes'

O governo israelense não confirma nem nega envolvimento nos ataques, mas logo depois da explosão em Teerã, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse, sem preocupar-se em parecer moderado: 'Tomara que (esses ataques) se tornem mais frequentes'.

Em entrevista à radio Kol Israel, o ex-embaixador norte-americano em Israel, Martyn Indik, afirmou que a estratégia de sabotagem contra o Irã pode ser 'mais eficaz do que bombardeio aéreo e sanções, pois não deixa impressões digitais'.

Moshe Yaalon, ex-chefe do Estado Maior do Exército israelense e atual ministro para assuntos estratégicos, afirmou que as instalações nucleares iranianas estão 'sob a mira' de agências de Inteligência ao redor de mundo e que 'de fato, a guerra contra o Irã já começou'.

Com BBC