Ministro da Saúde lança SOS Emergências no Hospital Conceição

Programa se somará a ação já em andamento na instituição, que vem garantindo a queda da mortalidade.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitará o Hospital Conceição (HNSC) na manhã desta sexta-feira, 9 de dezembro, para lançar o programa SOS Emergências na instituição. A iniciativa é uma ação estratégica da pasta para a qualificação da gestão e da assistência em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa ação tem início em 11 hospitais, localizados em nove capitais. O Conceição é o único gaúcho, por ser referência regional. Cada um desses 11 hospitais terá uma instituição de apoio, a do HNSC será o Hospital Samaritano, de São Paulo, considerado de excelência por ser um dos seis do país que possuem Acreditação internacional. Após lançar o SOS Emergências no HNSC, o ministro Alexandre Padilha receberá da Secretaria Estadual da Saúde a informação da disponibilização de mil novos leitos para o SUS em Porto alegre, no próximo triênio.

O SOS Emergências vem somar a uma ação que já está em andamento na Emergência do Hospital Conceição, desde agosto último, para enfrentar a superlotação do setor. Durante cem dias, foi posta em prática uma estratégia para agilizar processos e repensar tarefas diárias da instituição para aumentar o giro de leitos de internação e garantir mais acesso com qualidade. Nesse período, o conjunto de medidas adotadas pelos gestores do hospital resultou na queda de 51% na taxa de mortalidade institucional, quando comparada ao trimestre anterior ao início da campanha. Esse índice, nas primeiras 24 horas de internação, caiu 47% no mesmo período.

“O desafio do Ministério da Saúde de enfrentar a superlotação nas emergências dos hospitais brasileiros representa a quebra de um importante paradigma na área da saúde pública. A iniciativa do GHC é ousada e de extrema importância, pois significa a busca de um novo modelo de emergência, capaz de ampliar o atendimento e qualificar a assistência à saúde”, avalia o superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Carlos Eduardo Nery Paes.

Já o diretor técnico do GHC, Neio Lúcio Fraga Pereira, explica que todo o conjunto do hospital está passando por mudanças. “Temos muito a comemorar. Precisamos manter o comprometimento de todos os setores para o projeto seguir avançando”, disse ele.

Houve também um esforço para acelerar a internação de pacientes da Emergência por meio de um giro maior de leitos no hospital. Um dos resultados foi a redução no tempo de permanência dos pacientes e a diminuição da superlotação no setor, que passou de uma média de 150 para 130 pessoas aguardando internação no hospital.

Segundo o diretor administrativo e financeiro do GHC, Gilberto Barichello, conseguiu-se mexer em tudo o que foi proposto. Por essa razão, os resultados são significativos.

Nos últimos meses, a Emergência do Hospital Conceição passou a contar com fisioterapeuta, nutricionista, mais uma assistente social, neurologista e dois cirurgiões vasculares. Ainda é importante destacar que, nesse período, voltou-se a realizar a trombólise (destruição de coágulos) no acidente vascular encefálico isquêmico agudo. O objetivo é reduzir as mortes ou graves sequelas que envolvem esses casos.

Assessoria de Comunicação Social