Exposição resgata memória de Fortaleza entre 1950 e 2010

“Nosso objetivo é resgatar, além de mostrar de perto as mudanças dos costumes, gostos, valores e novas maneiras de ver e viver da população fortalezense”. Essas palavras foram de Patrícia Veloso, curadora da exposição “Viva Fortaleza 1950-2010”, lançada nesta semana, no Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exposição faz parte do projeto Memórias da Cidade da Terra da Luz Editorial.

A mostra formada por fotografias, objetos, textos e vídeos, faz um resgate da cidade de Fortaleza entre as décadas de 1950 até 2010 fornecidos por populares. “A exposição pretende contribuir com uma reflexão sobre quais rumos seguir e como redesenhar esse diálogo com a cidade”, acrescenta Patrícia.

Para o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Professor Pinheiro, a cada dia aparece cada vez mais grupos no Brasil que tomam para si a preocupação de resgatar tanto a memória física, quanto a memória imaterial do nosso país ou cidades. “Isso é de extrema importância para acabar com o pensamento de que o Brasil é um país sem memórias”, afirma Pinheiro.

A exposição traz conteúdos adaptados para deficientes visuais e auditivos, além da acessibilidade física do espaço. O Projeto disponibiliza recursos materiais e multimídias para tornar esse conhecimento aberto a todos os públicos.

Fonte: Secult