Sem categoria

Comunistas de todo o mundo dizem que socialismo é o futuro

Foi realizado em Atenas, de 9 a 11 de dezembro, o 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Após os debates, os 78 partidos presentes, dentre os quais estava o Partido Comunista do Brasil, aprovaram uma declaração conjunta.

O lema geral do encontro foi “O socialismo é o futuro”! Os comunistas de todo o mundo debateram a situação internacional e a experiência dos comunistas 20 anos após a contrarrevolução na URSS; as tarefas para o desenvolvimento da luta de classes nas condições da crise do capitalismo, das guerras imperialistas, das atuais lutas e revoltas populares, pelos direitos dos trabalhadores e do povo, o fortalecimento do internacionalismo proletário e da frente anti-imperialista, pela derrubada do capitalismo e a construção do socialismo.

Leia também

PC’s reforçam defesa do socialismo diante do capitalismo em crise

PCdoB destaca seus 90 anos no Encontro de Comunistas na Grécia

Comunistas do mundo destacam renovação socialista vietnamita

Começa em Atenas 13º Encontro de Partidos Comunistas e Operários
 

Na declaração conjunta, os partidos comunistas e operários saúdam “as lutas populares, que têm enorme potencial emancipatório contra o imperialismo, contra a exploração capitalista e a opressão”.
 
Crise do capitalismo
A reunião foi realizada – assinala o documento – nas condições da “crise profunda e prolongada do capitalismo” e de prevalência de uma situação internacional “marcada pela escalada da agressividade do imperialismo”.
 
Os 78 partidos comunistas e operários destacam o acerto das análises e conclusões dos três últimos encontros internacionais – 10º, 11º e 12º – que tiveram lugar no Brasil (São Paulo) em 2008, na Índia (Nova Delhi) em 2009 e África do Sul (Tshwane) em 2010.
 
“Torna-se cada vez mais óbvio para milhões de trabalhadores que a crise é uma crise do sistema. Não são falhas no sistema, mas é o próprio sistema que gera crises regulares e periódicas. A crise é o resultado da agudização da contradição principal do capitalismo entre o caráter social da produção e a apropriação privada capitalista”, assinala o documento, com critérios de análise marxistas-leninistas.
 
A declaração conjunta enfatiza que a origem da crise não são as políticas de gestão do sistema ou quaisquer aberrações baseadas na ganância de alguns banqueiros ou outros capitalistas ou de a falta de mecanismos eficazes de regulação. O documento põe em relevo os limites históricos do capitalismo e a necessidade de fortalecer as lutas antimonopolistas e anticapitalistas por rupturas e pela derrubada revolucionária do capitalismo.
 
Prosseguindo a abordagem sobre a crise, a declaração conjunta dos partidos comunistas e operários ressalta que nos Estados Unidos, Japão, União Europeia e em outras economias capitalistas os impasses das várias versões da gestão burguesa estão sendo demonstrados e assinala que o capitalismo não tem outra resposta para a crise além da destruição em massa das forças produtivas, as demissões em massa, o fechamento de fábricas, e o ataque abrangente aos trabalhadores, atingindo os direitos sindicais, os salários, aposentadorias, seguridade social, provocando a redução na renda das pessoas, o enorme aumento do desemprego e da pobreza.
 
Reflexos políticos

Os partidos comunistas assinalam que a ofensiva antipopular se fortalece e se manifesta com particular intensidade em algumas regiões e a concentração e a centralização do capital monopolista intensificam o caráter reacionário do poder econômico e político.

O documento assinala que a intensidade da crise, a sua sincronização global, a perspectiva de recuperação lenta e fraca intensificam as dificuldades das forças burguesas na gestão da crise, levando à agudização das contradições interimperialistas e rivalidades enquanto aumenta o perigo das guerras imperialistas.

Os comunistas denunciam os ataques aos direitos democráticos e à soberania, que estão se intensificando em diversos países, onde os sistemas políticos se tornam mais reacionários e cresce o anticomunismo.

A declaração de Atenas chama a atenção para as medidas generalizadas contra a atividade dos partidos comunistas e operários, contra os sindicatos, as liberdades políticas e democráticas e destaca que as classes dominantes desenvolvem uma tentativa multifacética para impedir a manifestação do descontentamento do povo por meio de mudanças nos sistemas políticos, através da utilização de uma série de ONGs pró-imperialistas e outras organizações, através de tentativas de canalizar o descontentamento do povo em movimentos supostamente não políticos ou até mesmo com características reacionárias.

Uma saudação especial foi dirigida aos povos e trabalhadores em suas lutas e levantes, pelos direitos democráticos, sociais e políticos contra os regimes antipopulares no Oriente Médio e Norte da África, nomeadamente na Tunísia e Egito.

Ao mesmo tempo, o documento condena veementemente a guerra imperialista da Otan e da UE contra o povo líbio e as ameaças e interferência nos assuntos internos da Síria e do Irã, bem como de qualquer outro país.

O papel dos Partidos Comunistas

Nas opinião dos 78 participantes do 13º Encontro Internacional, estes acontecimentos confirmam a necessidade de reforçar os partidos comunistas e operários, a fim de desempenhar o seu papel histórico, para fortalecer ainda mais os trabalhadores e a luta dos povos na defesa de seus direitos e aspirações. A declaração conjunta enfatiza que sem o papel de liderança dos partidos comunistas e operários e da classe de vanguarda, a classe trabalhadora, os povos estarão vulneráveis à confusão e manipulação pelas forças políticas que representam os monopólios, o capital financeiro e o imperialismo.

Geopolítica

Ao analisar aspectos da geopolítica, os partidos reunidos em Atenas observaram os significativos realinhamentos na correlação de forças internacional. Constatam o enfraquecimento relativo da posição dos EUA, a estagnação geral das economias capitalistas mais avançadas e o surgimento de novas potências econômicas mundiais, nomeadamente a China. A tendência para o aumento das contradições está se fortalecendo, entre os centros imperialistas, e destes com as economias chamadas emergentes.

“A agressividade imperialista se intensifica. Já existem vários pontos de tensão regionais e guerras e eles estão se multiplicando: na Ásia e na África, no Oriente Médio com a crescente agressividade de Israel, em particular contra o povo palestino. Ao mesmo tempo, notamos o surgimento de forças neonazistas e xenófobas na Europa, as intervenções multifacetadas, as ameaças e a ofensiva contra movimentos populares e as forças políticas progressistas na América Latina. A militarização está a ser reforçada. O risco de uma conflagração geral a nível regional se torna ainda maior. Neste sentido, são fundamentais a expansão e o fortalecimento da frente social e política anti-imperialista e das lutas pela paz no sentido de erradicar as causas das guerras imperialistas”, assinala a declaração conjunta.

Caminho da libertação

Para os partidos comunistas e operários, existem dois caminhos de desenvolvimento: o caminho capitalista, o caminho da exploração dos povos, que cria grandes perigos para as guerras imperialistas, para os trabalhadores, os direitos democráticos dos povos; e o caminho da libertação, com imensas possibilidades para a promoção dos interesses dos trabalhadores e dos povos, para a realização da justiça social, soberania dos povos, paz e progresso. O caminho do trabalhadores e das lutas dos povos, o caminho do socialismo e do comunismo, que é historicamente necessário.

Os partidos comunistas ressaltam a contribuição que têm dado, lado a lado com o movimento sindical classista, para o fortalecimento das lutas dos trabalhadores na Europa e em todo o mundo e enaltecem a resistência dos povos: “A agressividade imperialista continua a se defrontar com uma resoluta resistência popular no Oriente Médio, Ásia, África e América Latina. Este fato, juntamente com a experiência acumulada até agora especialmente na América Latina, demonstram as possibilidades de resistência, de luta de classes, para que os povos deem passos adiante e ganhem terreno, infligindo golpes no imperialismo, tendo como objetivo derrubar a barbárie imperialista”.

Os comunistas de todo o mundo afirmaram a necessidade de intensificar a luta de classes, a luta ideológica e a luta política de massas, a fim de organizar a contraofensiva por rupturas antimonopolistas e anti-imperialistas, pela derrubada do capitalismo e o fim da exploração do homem pelo homem.

Defenderam também que a unidade classista, a organização e a orientação classista do movimento operário, são fatores fundamentais para garantir a efetiva construção de alianças sociais com o campesinato, a classe média urbana, o movimento de mulheres e o movimento juvenil.

A declaração conjunta aborda ainda a unidade e a atividade dos partidos comunistas e dos trabalhadores a nível nacional, regional e internacional. “A atividade conjunta e coordenada dos Partidos Comunistas e Operários, das organizações de juventude comunista e as organizações anti-imperialistas em que os comunistas têm uma importante contribuição, constitui um dos elementos mais confiáveis para a expansão da luta anti-imperialista e o fortalecimento da frente anti-imperialista”.

Também a luta ideológica ganhou relevo no documento aprovado no 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, considerada de vital importância, a fim de defender e desenvolver o socialismo científico, para repelir o anticomunismo contemporâneo, para enfrentar a ideologia burguesa, as teorias anticientíficas e correntes oportunistas que rejeitam a luta de classes; combater o papel das forças sociais-democráticas que defendem e implementam políticas antipopulares e pró-imperialistas, apoiando a estratégia do capital e do imperialismo.

O documento conclui com a afirmação de que a derrubada do capitalismo e a construção do socialismo constitui uma necessidade imperiosa para os povos e sublinha a solidariedade com os povos que lutam pelo socialismo e estão envolvidos na construção do socialismo.

Apenas o socialismo pode criar as condições para a erradicação das guerras, desemprego, fome, miséria, analfabetismo, a insegurança de centenas de milhões de pessoas, a destruição do meio ambiente. Somente o socialismo cria as condições para o desenvolvimento de acordo com as necessidades contemporâneas dos trabalhadores.

Da Redação, com informações do site www.solidnet.org