Tumor de Lula diminui após tratamento e deixa médicos otimistas
A equipe médica que trata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na tarde desta segunda-feira (12) que o tumor cancerígeno que atinge a laringe do ex-presidente diminuiu 75% com o tratamento de quimioterapia. O resultado foi considerado surpreendente e acima da expectativa.
Publicado 13/12/2011 04:41
“[A redução] está dentro dos padrões, e excede um pouco o que a gente esperava. A redução era esperada, mas não sabíamos qual seria a dimensão. Foi uma dimensão extraordinária”, disse o médico Arthur Kutz.
Segundo o médico, Lula só poderá ser avaliado como “curado” daqui a cinco anos, mas considerou que o ex-presidente está no “caminho da cura”. Com o resultado obtido, uma cirurgia para a retirada do tumor foi totalmente descartada.
"O presidente estava apreensivo, recebeu a notícia bem aliviado", disse o médico Paulo Hoff. "O importante agora é que o tratamento atingiu todos os objetivos que poderíamos esperar, estamos muito satisfeitos", completou.
Os médicos disseram ainda que Lula poderá voltar a fazer suas atividades normalmente em março de 2012. O ex-presidente iniciou a terceira sessão de quimioterapia. Em janeiro, passará a receber sessões de radioterapia, para complementar o tratamento.
Ao chegar ao hospital na tarde de segunda-feira, acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia, e por assessores, o ex-presidente disse que enfrentava o tratamento com “paciência” e “confiança”.
Com agências