Sem categoria

Chile propõe um não à gravata para poupar energia no verão

Na Coreia, outro apelo com o mesmo objetivo pede que as pessoas usem roupas íntimas mais quentes no inverno, para economizar gasto de energia com aquecedores.

O ministro de Energia chileno, Rodrigo Alvarez, disse que a medida – homens sem gravata no verão — deve ajudar a reduzir o uso de ar-condicionado, gerando economia de eletricidade.
Ainda segundo Alvarez, deixar a temperatura de um escritório aumentar entre 1°C e 3°C pode reduzir o gasto de energia em cerca de 3%. Em um comunicado, disse que, se os setores público e privado implementarem esta medida entre janeiro e março, a economia pode chegar a US$ 10 milhões.

Desengravatados no mundo

A ideia de encorajar os trabalhadores a abandonar as gravatas não é novidade e já foi adotada com sucesso em países com o Japão e a Espanha. Parece um gesto menor, mas colabora com a eficiência energética, reduzindo o uso de ar-condicionado, requisitado principalmente por homens.

A população também pode reduzir o consumo de energia em casa, por exemplo, desligando aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados.

O correspondente da BBC em Santiago Gideon Long afirma que a produção de eletricidade no Chile durante o verão é sempre limitada, já que o calor reduz o nível dos reservatórios usados na geração de energia hidrelétrica.

Lã nas roupas íntimas

Em uma medida parecida com a chilena, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, afirmou que, neste inverno no hemisfério norte, reduzirá o termostato do aquecedor de seu gabinete e usará roupas de baixo mais quentes.

Enfatizando a importância econômica de poupar energia, Lee pediu que todas as empresas e cidadãos cooperem com os esforços do país em controlar a demanda por energia.

Por Christiane Marcondes com informações da BBC Brasil