Inácio Arruda participa da Semana do Ministério Público do Ceará

Com a palestra “O Ministério Público, a Função Parlamentar e os Interesses da Sociedade”, o senador Inácio Arruda (PCdoB) abriu a Semana do Ministério Público do Ceará 2011, que acontece até o dia 16 de dezembro, na sede da Procuradoria Geral da Justiça.

Inácio atendeu a convide da Procuradora Geral de Justiça do Estado, Socorro França, que abriu a solenidade destacando a importância da missão do Ministério Público de defender os interesses da sociedade. “A democracia social depende de nós”, disse a Procuradora Geral, acrescentando: “Depende de nós uma sociedade que seja efetivamente igualitária”.

Justificando o convite ao senador Inácio Arruda para a palestra de abertura, Socorro França fez questão de ressaltar que Inácio sempre foi o “grande interlocutor do Ministério Público” e que em todas as lutas da categoria, ele esteve presente. “Inácio conhece e faz parte do Ministério Público”, afirmou.

Em sua fala, o senador Inácio Arruda destacou o trabalho do MP, que atua num terreno de grande importância para o Brasil. Ele trata com a população marginalizada que não conseguiu ascender ao longo de séculos. O senador mostrou também que o MP atua em todos os conflitos sociais. O MP tem a capacidade de negociar, de mediar conflitos, sempre no sentido de defender os interesses dos mais carentes e promover o desenvolvimento do país. Um exemplo são as desapropriações para a realização de grandes obras. “O Ministério Público tem de encontrar o caminho, de resolver o problema através da negociação, protegendo sempre os mais fracos”, ressaltou.

Inácio defendeu também a democratização da mídia, dizendo que é preciso acabar com esse monopólio e ampliar os espaços para o povo. E pediu o apoio do MP para criar uma procuradoria em defesa da mídia, que assumam esta grande responsabilidade. “É preciso encontrar caminhos para que todos possam dizer a sua verdade e não ter conhecimento apenas de uma única versão que a mídia nos impõe”.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB)