Eliana Gomes: "Plano diretor é grande conquista para Fortaleza"

O Plano Diretor que regulamenta a intervenção urbana na cidade de Fortaleza foi aprovado nesta quinta-feira, 15 de dezembro. A vereadora Eliana Gomes (PCdoB), membro da comissão especial do Plano Diretor, com participação direta, por exemplo, na criação do Conselho da Cidade, considera a aprovação do PD pelo Legislativo Municipal de Fortaleza uma grande conquista que só foi possível com a participação de toda a cidade.

“Existe uma necessidade do plano diretor para que se regulamente para onde a cidade vai crescer e como vai crescer. A preservação do Cocó e das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) pela Câmara Municipal de Fortaleza mostrou a seriedade ao lado do presidente da casa, Acrísio Sena, na votação do Plano Diretor, para que a nossa cidade seja ambientalmente e urbanisticamente planejada.”, afirma a vereadora do PCdoB.

Para Eliana Gomes, a Câmara certamente teve consciência e responsabilidade nesta questão, ao votar de acordo com as reais necessidades da cidade. “A articulação política com o líder da prefeita, Ronivaldo Maia, no sentido de agilizar para que antes do final de 2011 fosse aprovado o Plano Diretor, foi outro caminho trilhado coletivamente pela CMFor”, diz Eliana Gomes.

Conselho das Cidades

Uma das emendas, a que cria o Conselho das Cidades, regulamenta um espaço importante de discussão, que deverá reunir executivo, legislativo e sociedade civil organizada. Outro ponto importante, que Eliana prevê, é que na segunda semana de fevereiro entre na Comissão Legislação, Justiça e Cidadania a discussão sobre a implementação do Inplanfor (Instituto de Planejamento de Fortaleza).

Câmara e Sociedade Civil Organizada

Eliana parabeniza o relator do Plano Diretor, vereador Salmito Filho (PSB), o presidente da Comissão, vereador Paulo Gomes (PMDB) e, particularmente, todos os movimentos sociais pela luta na defesa de uma cidade que inclua todos e todas: “movimentos ambientalistas, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Universidades, comunidades dos bairros da capital cearense e toda a população que se mobilizou, muitas vezes no enfrentamento direto ao grande capital imobiliário.”, completou Eliana.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)