Sem categoria

PCdoB saúda III CNPM: Igualdade para as brasileiras

O PCdoB – Partido Comunista do Brasil saúda aos participantes da III CNPM – Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e deseja sucesso em seus objetivos. O PCdoB é o partido dos trabalhadores, da juventude e das mulheres e considera a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, convocada pela Presidência da República, um importante momento de exercício da democracia, de debates e elaboração de políticas públicas.

No Governo Dilma, a primeira mulher eleita presidente da República, as mulheres vem ganhando destaque nas esferas de poder, sobretudo do Executivo.

Milhares de cidadãs das várias regiões do Brasil participaram do processo de realização da III CNPM, debatendo o impacto das políticas públicas em suas vidas, a construção da autonomia e a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

O PCdoB considera que a participação das mulheres é decisiva para se alcançar um Brasil mais desenvolvido, com distribuição de renda e com políticas públicas, em todos os níveis, que atuem para promoção das mulheres, seus direitos e construção da igualdade entre homens e mulheres.

O espaço privilegiado da III CNPM permite que se amplie o debate sobre:

• Construção e fortalecimento da autonomia das mulheres;
• Maior participação das mulheres nos espaços de poder;
• Reforma política democrática com participação das mulheres;
• Valorização do trabalho da mulher, salário igual para trabalho igual, medidas para coibir a precarização e em defesa da carteira de trabalho assinada, não abrindo mão da capacitação e profissionalização das mulheres e de iniciativas visando superar a divisão sexual e social do trabalho;
• Implementação da Lei Maria da penha, para que o enfrentamento à violência contra a mulher seja uma realidade;
• Aborto como uma questão de saúde pública e em defesa da vida, avançando na discussão sobre o combate a criminalização das mulheres e pela legalização.

A garantia dos direitos sexuais e direitos reprodutivos; a redução da mortalidade materna e reconhecimento da função social da maternidade; o combate aos estereótipos na educação e na comunicação são bandeiras que o PCdoB abraça junto com as mulheres.

O PCdoB enfatiza a importância do protagonismo das mulheres na transformação para uma nova sociedade justa e igualitária.

Brasília, 12 de dezembro de 2011

Liège Rocha – Secretária Nacional da Mulher/PCdoB
Renato Rabelo – Presidente Nacional do PCdoB