Sem categoria

Comunistas brasileiros saúdam luta libertadora no Saara

O Partido Comunista do Brasil enviou mensagem ao 13º Congresso da Frente Polisário de Libertação Nacional, recentemente realizado. A nota é assinada pelo secretário de Relações Internacionais do partido, Ricardo Abreu. A organização política e militar do Saara luta pela libertação do território usurpado pela monarquia marroquina.

A realização do Congresso da Frente Polisário é o mais importante acontecimento político do povo saharaui, assinala a nota dos comunistas brasileiros, para os quais a Frente Polisário “é a única e legitima representante do povo saharaui na luta pela libertação nacional”.

“Trata-se de um patrimônio histórico de todo o povo saharaui, nascido em 1973, e é a expressão da vontade de um povo em conquistar o legitimo direito à sua autodeterminação e independência”, diz Abreu.

O PCdoB acompanha com atenção a situação da Republica Árabe Saharaui Democrática – RASD, um Estado que vive no exílio, reconhecido por 84 países, membro fundador da União Africana.

A mensagem enviada ao congresso saharauí chama a atenção para dados eloqüentes do conflito: há na atualidade mais de 200 mil refugiados nos acampamentos de Tinduf na Argélia, e mais de setenta presos políticos que sofrem constantes torturas.

Os comunistas brasileiros reafirmam o apoio e a solidariedade ao povo saharauí e à Frente Polisário na sua justa luta pela paz, liberdade e justiça.

Redação, com informações da SRI do PCdoB