Sem categoria

Crise: ONU elogia cooperação de países em desenvolvimento

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comemorou na segunda-feira, 19 de dezembro, o crescente papel da Cooperação Sul-Sul, órgão que promove a igualdade entre os países e ao mesmo tempo incentiva as economias emergentes a “intensificar seus engajamentos e tornar-se fornecedores de maior porte”.

Por Redação EcoD*

Em mensagem para marcar o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, Ban Ki-moon afirmou que a iniciativa “pode nos ajudar a enfrentar o desafio comum de criar um mundo mais igualitário e sustentável”. “A Cooperação Sul-Sul pode atingir resultados reais de uma forma que a assistência humanitária tradicional não consegue devido à proximidade geográfica dos países, e dos laços históricos e culturais entre eles “, ressaltou o secretário-geral da ONU.

Em comunicado, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Ifad) destacou que a parceria Sul-Sul tem estabelecido os parâmetros para o desenvolvimento sustentável.

Participação brasileira

O sucesso no emprego de técnicas do setor da agricultura, por exemplo, do Brasil, da China e da Índia foram citados como úteis a outras nações em desenvolvimento. Em uma entrevista à Rádio ONU, a especialista-sênior de desenvolvimento de capacidades e parcerias para a África do Banco Mundial, Susana Carrillo, comentou a colaboração do Brasil com nações da África Subsaariana.

“Tem uma conexão histórica, cultural e social muito forte entre o Brasil e a África. Mais de 50% da população brasileira é afrodescendente. O Brasil tem uma presença global muito forte agora, como país emergente. O interesse da política externa brasileira é de desenvolver um sistema, uma arquitetura global mais justa e com mais poder de decisão para os países do sul”, explicou Carrillo.

De acordo com o Ifad, o perfil da cooperação Sul-Sul também está mudando. Até recentemente, a parceria consistia, principalmente, da troca de conhecimentos técnicos. Mas de acordo com a agência, atualmente, a cooperação também fomenta diálogo e coordenação política que são essenciais para se atingir o desenvolvimento global.

* Com informações da ONU Brasil e Rádio ONU

Fonte: Envolverde