Fundação Maurício Grabois renova representação estadual no Ceará

Os membros que farão parte da nova composição da Fundação Maurício Grabois (FMG) no Ceará realizaram a primeira reunião da instituição no último sábado (17/12), em Fortaleza. Os objetivos do encontro foram apresentar e dar as boas vindas aos novos participantes, além de iniciar o processo de planejamento da fundação para 2012. A nova composição da seção estadual da FMG foi eleita durante a reunião da Comissão Política do PCdoB, realizada no início deste mês.

O advogado Benedito Bizerril, coordenador da Fundação no Ceará, ressaltou que este primeiro encontro foi bem proveitoso. “Avaliamos esta reunião de forma positiva. Levantamos a discussão inicial sobre a função da FMG no Ceará, trocamos ideias e já começamos a nos organizar. Também neste encontro, dividimos os membros em grupos de trabalho. Assim, teremos uma melhor sistemática para nos dedicar a temas importantes como Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Economia e Política, dentre outros”.

Além da parte organizacional da FMG, também já foram dados passos iniciais em relação a projetos para 2012. “Definimos para já no começo do próximo ano promovermos um debate com a participação do jornalista Amaury Ribeiro Júnior e do Deputado Federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) sobre as privatizações tucanas”, informa. Segundo o advogado, já foram iniciados os contatos com os possíveis debatedores para ser definida a data do encontro. “Nossa intenção é levantar as questão das denúncias apresentadas no livro ‘Privataria Tucana’, informar sobre a instalação da CPI que deverá investigar as acusações e ainda debater o papel da mídia diante destas novas informações”, ratifica Bizerril.

Os membros da FMG já têm nova data para a próxima reunião. “Nosso planejamento será no dia 14 de janeiro. Neste dia, deveremos iniciar a elaboração de um calendário com iniciativas como debates e seminários, sempre visando debater e aprofundar o plano nacional de desenvolvimento do país e as reformas que garantam os avanços do Brasil”.

Membros da FMG no Ceará:

Benedito Bizerril
Eduardo Arraes
Evaldo Lima
Flaviene Vasconcelos
Helena Serra Azul
Hélio Leitão
Leite Junior
Luis Carlos Antero
Mileide Flores
Osvaldo Carioca
Ricardo Mendes
Teresa Simão

Mais sobre a FMG

A Fundação Maurício Grabois foi instituída por decisão do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e passou a existir em 2 de abril de 2008 como sucedânea do Instituto Maurício Grabois (IMG). Suas três finalidades mais gerais são:

– Promover estudos, pesquisas e análises nas áreas política, econômica, social e cultural, sobre realidade brasileira e mundial.

– Realizar trabalho de educação política e formação militante; e pesquisar.

– Organizar acervo sobre a história e memória do Partido Comunista do Brasil e do movimento operário e popular.

De Fortaleza,
Carolina Campos