Sem categoria

Milhões homenageiam Kim Jong-il na Coreia do Norte

O governo norte-coreano divulgou nesta quarta-feira (21) que cinco milhões de pessoas homenagearam seu falecido líder Kim Jong Il.

A televisão local exibiu nesta quarta-feira o longo desfile de oficiais vestidos de civil e militar, que se reuniram e se inclinaram perante seu falecido líder no mausoléu Kumsusan de Pyongyang, e apertaram a mão de Kim Jong Un, jovem herdeiro que deverá assumir a liderança do país.

Vestido com um terno preto, ele foi filmado com os olhos marejados diante do cadáver de seu pai, que jazia em um caixão de vidro rodeado por "Kimjongilias", flores batizadas assim em homenagem ao ex-líder norte-coreano.

As imagens também mostravam a multidão chorando, sob a neve que caía nesta quarta-feira e com música fúnebre ao fundo, que alternava com interpretações de "A Internacional".

"Entre 19 de dezembro ao meio-dia, quando foi anunciada a triste notícia da morte de Kim Jong Il, e o dia seguinte ao meio-dia, mais de cinco milhões de cidadãos de Pyongyang se reuniram diante das estátuas e retratos" do ex-líder, anunciou a agência de imprensa oficial, KCNA.

Algumas centenas de coreanos expatriados também homenagearam Kim Jong Il na China e no Japão.

Na outra ponta – e em desalinho com o sentimento das ruas – militantes baseados na Coreia do Sul enviaram 200 mil panfletos por balões ao outro lado da fronteira para "animar" os seus vizinhos do Norte a seguirem o exemplo dos povos árabes e derrubar o poder atual.

Na Coreia do Norte, o luto oficial é de dez dias e se estenderá, portanto, até o dia 29. O ato principal do funeral está marcado para o dia 28. Cuba, pela relação fraterna com a Coreia, também decretou, nesta terça (20) luto oficial de três dias. Para amigos de todos o mundo, é um período para manifestar as condolências pela perda do líder coreano.

O PCdoB, por exemplo, emitiu nota de pesar, na última segubda (19), na qual se solidariza com o povo coreano e com o Partido do Trabalho da Coreia. Leia aqui.  

Com AFP