Seminário apresenta propostas sustentáveis para Pelotas

Nessa sexta feira, dia 16/12, ocorreu na Câmara de Vereadores um Seminário dirigido pelo Movimento RENOVA PELOTAS com o tema: Novas ideias para o Desenvolvimento Sustentável em Pelotas. O Seminário foi mediado pelo advogado Reginaldo Bacci, que destacou que o movimento RENOVA PELOTAS tem como objetivo discutir ideias com a sociedade civil, apontando as soluções para melhorar a qualidade de vida da população pelotense. 

seminário pelotas - Divulgação

Bacci fez a abertura dos trabalhos salientando que é preciso definir qual o perfil de desenvolvimento a cidade deve adotar, uma vez que é necessário pensar esse crescimento considerando um projeto nacional de desenvolvimento para Pelotas e região a médio e longo prazo, superando as medidas fragmentadas e paliativas que vem sendo adotadas.

Em pauta as questões ambientais da Cidade. O biólogo Ivan Vaz em sua intervenção destacou a luta dos pelotenses resguardando as áreas de interesse e proteção ambiental dos impactos urbanos, reforçando a necessidade de medidas que garantam a preservação das áreas da Lagoa. Vaz expos também em sua intervenção a preocupação com o tratamento que vem sendo dado a Praça Coronel Pedro Osório. O biólogo verificou que a presença de estruturas espaciais e eventos, podem servir para atrair pessoas para a praça, mas que essas condutas nem sempre vem acompanhadas de orientações para que essas operações não prejudiquem as árvores que se encontram nesse local. Sua apresentação evidenciou registros de árvores em desenvolvimento avariadas quando foram feitas as desmontagens das estruturas.

O arquiteto Otavio Urquiza, que em 2006 recebeu da Câmara de Vereadores de Porto Alegre o prêmio ecologista do ano, se considera um arquiteto pemacultor. Urquiza observou que no passado, a cidade de Pelotas vinha desenvolvendo uma arquitetura que tinha muitas características coerentes com a correta utilização da construção favorecendo o conforto ambiental, como as paredes grossas, as pequenas janelas, evitando trocas térmicas excessivas.  Para o arquiteto, essas lições devem ser reconhecidas na atualidade, prevenindo a degradação ambiental e evitando que as cidades sejam arrasadas.

O arquiteto apresentou também alguns projetos que dirigiu, como a cooperativa Coometal ( 1994) e as Ecoovilas, condomínios localizados em Porto Alegre, totalmente voltado para a construção sustentável. As Ecoovilas são conjuntos habitacionais com características humanizadoras, onde os hábitats são projetados a partir da interdependência da edificação, do paisagismo e da infraestrutura,aproveitando da melhor forma as energias naturais (sol, vento, águas e a própria biologia). Os paradigmas de cooperação e interdependência regem as relações sociais dessas propostas. O arquiteto também defendeu é a necessidade de “biologizar” (criar e resgatar sistemas biológicos) as cidades, aprendendo os valores com a natureza, com a ecologia e interligando-os a economia, administração e arquitetura . Propostas desse tipo, segundo Urquiza, deveriam reger o desenvolvimento de um projeto inovador para a cidade de Pelotas.

Ao final das exposições outras pessoas intervieram na plenária, todas com a perspectiva de contribuir efetivamente para alterar o atual modelo que orienta o desenvolvimento da cidade, expressando a vontade de colaborar com o movimento RENOVA PELOTAS. O movimento em breve vai divulgar um blog para que as pessoas possam se integrar ao movimento.

Para o Vermelho,
Lígia Maria Ávila Chiarelli (arquiteta e urbanista – professora da UFPel, mestre em Engenharia Civil pela UFRGS)