Sem categoria

Jordânia terá museu de arte feminina organizado pela Unesco

O espaço, em Amã, será inaugurado em 2013.

As obras de artistas mulheres de todo o mundo ganharão um lugar especial em Amã, capital da Jordânia. O Centro Internacional para Artistas Mulheres (ICWA, na sigla em inglês), que está previsto para ser inaugurado em 2013, será um museu e também um local para projetos de educação em arte.

Realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o centro teve seu local de funcionamento doado pelo rei jordaniano Abdullah II e a rainha Rania.

De acordo com nota da Unesco, a missão do centro será "promover a paz por meio da arte, tornando-se um fórum para o diálogo intercultural, educação e intercâmbio com o objetivo de fortalecer mulheres e garotas e preservar tradições artísticas e culturais".

O museu abrigará uma coleção permanente na Jordânia e também organizará viagens para exibições ao redor do mundo. Segundo a Unesco, o centro terá ainda uma forte presença na internet, promovendo visitas interativas, fornecendo fontes de pesquisa e realizando conferências com artistas residentes. O lugar também servirá como banco de dados e mercado para as obras das artistas.

"É nossa tarefa ajudar as mulheres artistas", afirmou Hedva Ser, uma das responsáveis pelo projeto do centro, na nota da Unesco. "O museu e centro educacional será um espaço único para reunião de artistas mulheres, não apenas da região, mas de todo o mundo, um lugar para aprender, ensinar e encorajar o diálogo e a livre expressão", completou.

Para criar o logotipo do centro, a Unesco lançou ainda um concurso para designers gráficos de todo o mundo. O vencedor levará um prêmio de US$ 2 mil. O segundo e o terceiro lugar levarão US$ 500 cada. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2012.

Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas no link: http://www.icwajordan.org/Page_2.html.

Fonte: Operamundi