Sem categoria

Servidores protestam em frente à casa de prefeito em Curitiba

Cerca de 20 servidores públicos municipais fizeram uma ceia de Natal em frente à casa do prefeito Luciano Ducci (PSB), no sábado (24) à tarde.

O grupo levou um carro de som e comeu panetones, decorados com velas pretas. Ducci, que deve se candidatar à reeleição no ano que vem, não estava em casa porque passou o Natal fora da cidade, segundo sua assessoria.

Os manifestantes, filiados ao Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), reivindicam a redução da jornada de trabalho para os servidores da saúde.

No mês passado, a prefeitura reduziu de 40 para 30 horas semanais a jornada de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem, técnicos de higiene dental e auxiliares de consultório dentário, que atuam no atendimento de urgência e emergência do município.

Outros profissionais, porém, como nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos, continuam com a jornada estendida.

A prefeitura diz que essas categorias não estão incluídas no decreto federal que determinou a redução das horas de trabalho e propôs voltar a negociar em fevereiro. O sindicato não aceitou e os profissionais entraram em greve no último dia 5.

Os manifestantes também estão acampados em barracas de lona em frente à sede da prefeitura. A Justiça determinou, atendendo a pedido da administração, que eles deixassem o local, na última sexta-feira, para evitar desordem, mas o sindicato afirma que não foi notificado da decisão.

No domingo de Natal, grupos de aproximadamente 15 pessoas se revezavam no acampamento.

A prefeitura afirma que irá negociar com o grupo em fevereiro, mês em que é feito o reajuste das categorias.

UOL