Sem categoria

“Oposição segue trajetória errática”, diz cientista política

Longe de colher os benefícios pela queda recorde de sete ministros, seis deles acusados de corrupção, no primeiro ano de governo Dilma Rousseff, a oposição entrou numa agenda negativa que atrapalha e atrasa seus planos de voltar ao poder. A opinião é da cientista política Marta Arretche, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). Para ela, é nesse caminho sem saída, batendo contra a parede, que a oposição continua sua trajetória errática.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, ela avalia que a oposição não conseguiu grudar na presidente o rótulo de comandante de uma administração suja e, ao mesmo tempo, desperdiça tempo fundamental para criar uma marca forte perante o eleitorado.

As lições de 2005 e 2006 não foram aprendidas. Escândalos de corrupção, por maiores que sejam, não garantem retorno eleitoral, quando o governo de plantão entrega a mercadoria que seu cliente quer: bem-estar.

"Como os escândalos são generalizados, o eleitor considera que a melhor opção, que seria alguém que não é corrupto e lhe traga benefícios, não existe", diz Marta. Então, ele vai para a segunda opção", completa.

De Brasília