Sem categoria

Irã ressalta caráter defensivo de manobras militares

O Irã afirmou na terça-feira (27) que as manobras militares Velayat 90 contêm uma mensagem de paz para o Oriente Médio e assegurou que suas forças navais estão prontas para realizar exercícios conjuntos com outras nações da região.

O comandante da Armada da República Islâmica, contra-almirante Habibollah Sayyari, destacou que os exercícios militares iniciados em 24 de dezembro buscam dotar as forças de defesa do país de segurança e força.

A manobra de 10 dias, cuja primeira fase concluiu-se na segunda-feira (26), ocorre em uma área de dois milhões de metros quadrados desde o leste do Estreito de Ormuz no Golfo de Omã até o norte do Oceano Índico, nas imediações de Omã, Iêmen, Paquistão, Índia e norte da Somália.

De acordo com Sayyari, em termos de inteligência, a operação desenvolve-se seguindo as normas internacionais para mostrar a destreza das forças armadas iranianas e o poder dissuasivo e defensivo da Marinha.

Igualmente, apontou, a Velayat 90 persegue o objetivo de expor a capacidade do país persa para prover segurança para barcos que naveguem em mares abertos por uma zona estratégica como o Estreito de Ormuz, considerada a via mais importante do mundo com relação ao transporte de petróleo.

"Para determinar nossos alvos em prováveis ameaças contra nós no mar, devemos estimar nosso poderio e transferir a experiência de veteranos a outras forças em nossos programas de treinamento", ressaltou o contra-almirante.

A mamnobra anual, um dos mais importantes e com maior mobilização de meios e efetivos no Irã, inclui exercícios com um ou dois navios em presença de unidades navais acompanhadas de artilharia e mísseis terra-mar, helicópteros e aviões não tripulados.

Sayyari informou que durante as manobras as unidades navais iranianas prestaram assistência a um navio-tanque saudita, cuja tripulação pediu ajuda após ser atacada por lanchas.

Enquanto isso, o também comandante e comodoro das forças navais do país, Amir Rastegari, assegurou na segunda-feira à televisão estatal que esse corpo armado "está preparado para sustentar manobras conjuntas com Estados da região para propiciar segurança".

Acrescentou que agora se empregam barcos, equipamentos e outros arsenais de fabricação doméstica, como o destroier Jamaran que serve ao Irã para defender seus interesses em águas internacionais e frustrar ataques piratas no golfo de Áden.

Prensa Latina