Sem categoria

Banco iraniano reage à ofensiva dos EUA

O Banco Central iraniano tomará medidas para resistir às sanções impostas pelos Estados Unidos, segundo anunciou neste domingo (01/01) o gerente-geral da entidade, Mahmoud Bahmani, em declarações divulgadas pela agência oficial de notícias iraniana, a Irna.

Em reunião anual do Banco Central do Irã, que aconteceu com a presença do presidente Mahmoud Ahmadinejad, Bahmani esclareceu que, com planejamento e medidas preventivas, "as sanções terão um impacto mínimo no sistema bancário e outros setores econômicos" do país.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou no sábado uma lei de despesas de defesa para 2012 que, além de impor uma custódia militar a todo civil ou militar preso por terrorismo, servirá para sancionar toda instituição estrangeira que negociar com o Banco Central iraniano.

A lei, que contempla um orçamento para despesas de defesa de 662 bilhões de dólares, foi aprovada no início de dezembro pelo Senado.

Esta é a primeira ação direta contra o coração do sistema financeiro iraniano, algo que até agora a Casa Branca tinha se mostrado reticente a fazer por temor de possíveis repercussões sobre os preços do petróleo.

Os Estados Unidos acusam o Irã de ocultar fins militares sob seu programa nuclear, cujo objetivo seria fabricar armas atômicas. Teerã sempre rejeitou a acusação, afirmando que seu programa tem fins civis e medicinais.

A tensão entre Teerã e a comunidade internacional cresceu em fevereiro de 2011, depois que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou que seu país tinha começado a enriquecer urânio acima de 20%.

Meses antes, o regime iraniano tinha descartado uma proposta da Rússia, Estados Unidos e Reino Unido para enviar seu urânio a 3% ao exterior para ser devolvido enriquecido a 20% em quantidade suficiente para manter seu programa nuclear civil.

Perante esta situação, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma nova rodada de sanções internacionais contra o país persa.

Fonte: da EFE publicado no Opera Mundi