Sem categoria

Obama assina orçamento de defesa dos EUA para 2012

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou e converteu em lei o programa de orçamento de defesa nacional para 2012, mesmo manifestando discordância com alguns artigos.

Em comunicado transmitido neste domingo (1º de janeiro) desde o Havaí, onde está de férias com a família, o mandatário confirmou que no último dia de 2011 tinha aprovado o projeto de 662 bilhões de dólares.

Obama citou uma série do que chamou discordâncias com o plano desenhado majoritariamente por congressistas republicanos. O fato de aceitar o projeto como um todo não quer dizer que apoie todos os pontos, disse o governante.

O projeto de orçamento militar ficou tramitando durante semanas no Senado e na Câmara de Representantes devido a uma cláusula que modifica o regime de interrogatórios a estrangeiros encarcerados.

As discrepâncias com a Casa Branca surgiram não precisamente por motivos éticos relacionados com maus tratos a presos, mas quando o Executivo se apercebeu de que novos regulamentos debilitam a autoridade presidencial em determinados casos.

Obama em geral criticou o documento de 500 páginas e apontou que era uma proposta "minimamente aceitável" em alguns capítulos e em outros surgiam "interferências desnecessárias".

A Casa Branca tinha ameaçado vetar o projeto, mas é um fato que o chefe de Estado postergou a aplicação de sanções contra os principais responsáveis que autorizaram a tortura contra prisioneiros em 2006 no cárcere de Abu Graib, no Iraque.

Prensa Latina