Sem categoria

Seul retira proibição temporária de visitas à Coreia do Norte

Seul retirou nesta terça-feira (3) a proibição temporária de visitas à Coreia do Norte, medida que havia imposto aos sul-coreanos após a morte do líder da nação vizinha, Kim Jong-il.

Com isso, os cidadãos do país que desejam visitar a República Popular Democrática da Coreia já podem solicitar as permissões pertinentes.

Mas, as viagens seguirão submetidas às fortes restrições que o governo sul-coreano impôs após as escaramuças militares na fronteira marítima entre os dois países em 2010.

A Coreia do Sul só tem autorizado viagens ao país vizinho de grupos de ajuda em caráter privado e de autoridades científicas, religiosas e culturais.

Um funcionário do Ministério da Unificação citado pela agência sul-coreana "Yonhap" informou, no entanto, que atualmente nenhum grupo ou pessoa está pendente da aprovação de Seul para atravessar a fronteira.

Em 19 de dezembro, depois do anúncio da morte de Kim Jong-il, aos 69 anos de idade, Seul suspendeu todas as visitas à Coreia do Norte, à exceção das viagens de trabalho ao complexo industrial intercoreano de Kaesong.

À exceção dos que ali trabalham, a lei requer que todo cidadão da Coreia do Sul reivindique aprovação governamental para viajar ao país vizinho.

Com agências