Sem categoria

Taleban anuncia acordo para abertura de escritório no Catar

O Taleban anunciou nesta terça-feira (3) um acordo com o governo do Catar que permitirá a abertura de um escritório político no país.

A medida é considerada um passo importante para um avanço nas negociações de paz entre o grupo afegão e a comunidade internacional, após mais de dez anos de guerra.

De acordo com o porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, o escritório, que ainda não tem data para ser aberto, vai conduzir negociações com a comunidade internacional.

Segundo ele, o acordo foi possível após um diálogo com o governo do Catar e outras “partes relevantes”.

"Temos uma forte presença dentro (do Afeganistão) e agora estamos preparados para ter um escritório político no exterior para negociações", afirmou Mujahid em comunicado.

Para os Estados Unidos e seus aliados, a criação de um escritório político para o Taleban se tornou um elemento central para permitir as negociações com os insurgentes.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o presidente americano, Barack Obama, concordaram que as tropas de combate estrangeiras no Afeganistão voltem para casa até o fim de 2014. O Ocidente, no entanto, prometeu apoio para depois dessa data na forma de fundos e treinamento para as forças de segurança afegãs.

O dia 7 de outubro de 2011 marcou os dez anos do início da campanha militar dos EUA no Afeganistão, lançada após os ataques de 11 de setembro de 2011 nos EUA, que ajudou a derrubar o governo linha-dura do Taleban.

O andamento da guerra no Afeganistão tem sido bastante polêmico e ambos os lados alegam ter vencido. A violência se disseminou para as regiões norte e oeste, que já foram pacíficas, e os insurgentes executaram uma série de assassinatos, entre eles o do ex-presidente afegão Buhanuddin Rabbani, mediador de paz do governo com o Taleban.

Gonte: iG