Segurança Pública: Após reunião acordo põe fim à greve

Em uma reunião que se estendeu até a primeira hora desta quarta-feira, 4/1, no Palácio da Abolição, representantes de policiais, bombeiros e Governo do Estado chegaram a uma nova proposta que pôs fim à greve das duas categorias.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que participou do encontro encerrado perto da 1h da manhã, avaliou positivamente a reunião. "Foi um encontro tenso, difícil, que chegou a levar às lágrimas alguns dos participantes, diante da responsabilidade. Mas chegou-se a uma proposta com avanços e compreensões dos dois lados", afirmou, logo após a reunião.

Chico Lopes considerou muito positiva a proposta, assinada por todos os participantes da reunião – incluindo representantes da Igreja, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil, além do procurador Fernando Oliveira, falando oficialmente em nome do Governo do Estado, e dos representantes dos trabalhadores. Já perto das 2h da manhã, a proposta foi aprovada em assembleia, por bombeiros e policiais. "Ficou certo, na reunião, que com a aprovação da proposta as categorias voltam ao trabalho, até as 14h desta quarta-feira", destacou Lopes.

Pela proposta aprovada, o Governo do Estado se comprometeu em conceder anistia a todos os grevistas, que não sofrerão punição pela participação no movimento. "A jornada de trabalho de 40 horas semanais é outra reivindicação atendida, assim como a incorporação, ao salário dos trabalhadores de todos os turnos, e também para os inativos, da gratificação de cerca de R$ 850,00, que hoje é só do turno da madrugada", acrescentou Chico Lopes.

Segundo o deputado, pela proposta uma comissão paritária será formada, dentro de 30 dias, para estudar os próximos reajustes salariais da categoria. "Outra reivindicação, o vale-alimentação no valor de R$ 10,00, também foi aceita pelo governo", informou.

Para o deputado, o acordo incorporou conquistas e concessões, tanto por parte do governo, quanto dos trabalhadores. "Foi uma reunião muito difícil e muito importante. No nosso entender, traz grandes avanços, importantes para os trabalhadores e para a sociedade, interessada no fim da greve. Essa foi a grande vitória".

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes – PCdoB-CE

Leia também:

Chico Lopes conclama policiais e governo cearense à negociação