Cristina Kirchner se recupera bem de cirurgia, diz porta-voz
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, passa bem no seu primeiro dia após a cirurgia de retirada de um tumor na glândula tireóide. No último boletim médico divulgado nesta quinta-feira (5), o Hospital Austral de Buenos Aires informou que ela reage bem ao tratamento e que não apresentou complicações no pós-operatório.
Publicado 06/01/2012 11:12
Segundo a nota, os exames feitos após a cirurgia mostram que a presidente está com todos os testes clínicos e laboratoriais regulares.
Segundo o porta-voz da presidência argentina, Alfredo Scoccimarro, Kirchner descansou durante a noite, está se alimentando e demonstra ânimo com o tratamento médico.
A presidente foi operada na manhã desta quinta-feira (5) e a cirurgia demorou cerca de três horas e meia. O porta-voz disse que ela ficará em observação médica por 72 horas.
Não há informações sobre o local para onde Cristina será levada depois da alta hospitalar. É possível que ela seja mantida em Buenos Aires ou que seja levada até sua casa de campo em Rio Gallegos, no Sul do país.
Cristina ficará afastada do governo até o próximo dia 24. A Presidência da República da Argentina está sendo exercida interinamente pelo vice-presidente, Amado Boudou.
Mensagens de Apoio
O câncer de tireóide não requer quimioterapia e tem uma possibilidade de recuperação superior a 90%. A forma de tratamento mais comum envolve procedimentos cirúrgicos e iodo radioativo.
A presidente terá uma vida normal, mas precisará tomar hormônios para o resto da vida para suprir a carência da glândula.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que também se recupera de um câncer, enviou nesta quarta-feira (04) um enorme vaso com orquídeas, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também sob tratamento contra a doença, expressou em uma carta sua alegria pelo êxito da operação.
Diego Maradona, ex-jogador argentino que agora dirige um clube de futebol dos Emirados Árabes, manifestou satisfação com o sucesso da cirurgia e aproveitou para dedicar à presidente todas as vitórias de sua equipe.
Fonte: Ópera Mundi