Sem categoria

Imagens revelam agressões da PM a jovem negro na USP

Um vídeo postado hoje (9) no blog USP em Greve, dos estudantes da Universidade de São Paulo, flagra a atuação violenta da Polícia Militar no campus Butantã, no prédio ocupado por estudantes, desde 2009, onde foi instalado o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nas imagens, um PM não identificado agride um jovem negro por não exibir documento de identificação de estudante. A PM Convocou uma coletiva de imprensa para explicar o fato.

No início do vídeo, o Policial Militar (PM) pede a um grupo de estudantes que desocupem o local onde foi instalado o DCE Ocupado para que o mesmo passe por uma reforma. O prédio já havia, no entanto, sido reformado entre 2006 e 2009, quando um grupo de estudantes ocupou o local para assegurar que o mesmo seria utilizado pelos discentes. Segundo a Reitoria, o imóvel deve passar por novos reparos por se encontrar em "estado deplorável" por conta da ocupação dos alunos.

Nas imagens, um dos estudantes dialoga com o PM, afirmando que para iniciar a reforma é preciso que haja um acordo com os estudantes ou uma ação legal. "Não tem nenhuma das duas coisas", afirma o jovem. Em seguida, o PM questiona se a ação dos estudantes é legal e o estudante responde que sim, já que se trata de um espaço dos estudantes. Neste momento, o policial o interrompe, mencionando novamente que uma reforma precisa ser feita.

O rapaz tenta argumentar que ainda não há previsão para que a reforma aconteça, mas é interrompido pela voz mais grave do policial que se dirige a um jovem negro que está no fundo do local e pergunta apontando para o mesmo: "Você é estudante daqui. Cadê a carteirinha, deixa eu ver". O jovem responde que é mas não mostra o documento. Neste instante, o PM agarra o jovem pelas costas e começa a agredi-lo, agarrando sua camiseta. Ao ser cercado pelos estudantes que tentavam impedir a agressão, pega sua arma na cintura e a exibe de maneira ameaçadora. Depois, afirmando que é policial, começa a empurrá-lo para fora do local. Neste momento surge um segundo PM na cena.

Do lado de fora, o rapaz tenta pegar o documento da carteira e mais uma vez é abordado de maneira violenta pelo policial. Ao ser acusado de abuso de autoridade pelos presentes,diz: "Que abuso de autoridade, você sabe o que é isso".

Quatro agentes da Guarda Universitária também presenciam a cena. A reitoria confirmou que funcionários da universidade com apoio da Guarda estiveram no local para fechar novamente. Na quinta-feira (5), o local já havia sido fechado e tinha sido novamente ocupado por estudantes. No entanto, nega que tenha solicitado a presença da PM na desocupação e também não responde pelo comportamento dos policiais.

Com relação à reforma, confirmou que será feita, mas que a mesma não tem previsão para começar. A assessoria de imprensa da Reitoria da USP afirmou que ainda não sabe nem se será feita nova licitação ou se a mesma será feita em regime de urgência.

A Polícia Militar de São Paulo foi procurada e questionada sobre o comportamento do policial, mas não havia se posicionado até ás 17h50. Para se explicar, convocou uma coletiva de imprensa para o final desta tarde, na região central de São Paulo. Integrantes do DCE da USP também foram procurados mas não foram encontrados.

Impunidade

Em outro vídeo, estudantes questionam o PM se ele não tem medo da corregedoria e o mesmo responde, de braços cruzados, que não tem medo já que não está fazendo nada de errado. Uma estudante pergunta qual é o seu nome e ele se nega a dizer.

Em seguida, integrantes da guarda e o PM agressor começam a retirar os pertences dos jovens do lugar, que é fechado pelos funcionários e pela Guarda.

Confira as imagens da agressão:

Em vídeo, PM se nega a se identificar:

De São Paulo
Deborah Moreira, com informações do Blog Usp em Greve