Sem categoria

China defende maior esforço diplomático em tema nuclear iraniano

Nesta quarta-feira (11), o porta-voz da chancelaria chinesa, Liu Weimin, defendeu a ampliação das relações diplomáticas com o Irã, para conseguir uma solução adequada ao impasse associado ao seu programa nuclear.

O porta-voz acrescentou em declarações à imprensa que a prioridade também radica em retomar logo o diálogo e as negociações entre Irã e o G5+1 (Rússia, China, França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha).

Liu assinalou também que seu país espera que o Irã fortaleça a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e esclareça o quanto antes os problemas pendentes relacionados a seu programa nuclear, cujo caráter pacífico a nação persa defende.

O representante iraniano da AIEA, Ali Asghar Soltanieh, confirmou que todas as atividades nucleares de seu país, incluídas as desenvolvidas no centro de enriquecimento de Fordo – situada a cerca de 160 quilômetros de Teerã -, se encontram sob a supervisão do mencionado organismo.

A posição chinesa neste tema inclui a rejeição à aplicação de sanções e pressões, posição expressada na segunda-feira (9) também pelo porta-voz Liu ao insistir no diálogo e na negociação como a única solução correta.

Prensa Latina