Israel pratica "atos de vandalismo", diz vice-premiê britânico
O vice-premiê britânico, Nick Clegg, afirmou nesta segunda-feira (16) que Israel causa um "imenso dano" ao processo de paz no Oriente Médio com a construção de assentamentos ilegais em território palestino.
Publicado 16/01/2012 15:31
Ao término de reunião com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o britânico disse que a instalação de colônias é um "ato de vandalismo" que ameaça o estabelecimento de dois Estados vizinhos.
Na sua intervenção, Clegg acusou Israel de minar os esforços para um acordo de paz no Médio Oriente ao prosseguir a construção de colônias, que “tornam impossível” atingir o acordo de paz, “um objetivo que, desde há muitos anos reúne um consenso generalizado”.
Abbas deverá se reunir também com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o ministro das Relações Exteriores, William Hague, para discutir a situação no Oriente Médio.
Depois de Londres, o presidente da Autoridade Nacional Palestina visitará Alemanha e Rússia.
Segundo fontes palestinas, o motivo da viagem pela Europa é buscar apoios para as negociações com Israel, que estão sendo mediadas pela Jordânia.
No dia 26 de janeiro, se encerra o prazo concedido pelo Quarteto de Madri, composto por Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU, para que Israel e Palestina apresentem suas propostas para um acordo de paz.
Ambas as partes, no entanto, estão pessimistas sobre as negociações. A Autoridade Nacional Palestina exige que Israel acabe com a construção dos assentamentos, o que primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nega-se a fazer.
Com agências