Homenagem: Sesa inaugura Espaço Chico Passeata

Na próxima quinta-feira (19/01), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) inaugura um espaço de convivência para os trabalhadores. O novo espaço, que recebe o nome Chico Passeata, fica localizado no bloco E. Dispõe de estrutura para realização de exposições, sistema de tv, painel interativo.

Plantas naturais decoram o ambiente, que com cadeiras e mesas são um convite para um bate papo no intervalo do almoço. Os trabalhadores ainda podem ficar em dia com as notícias e informações sobre prevenção contra doenças. No sistema de tv recebem orientações e dicas sobre alimentação saudável, o combate à dengue, a prevenção a aids, o controle da hipertensão.

Para o secretário da saúde, Arruda Bastos, o Espaço Chico Passeata é um reconhecimento da importância do trabalhador no cotidiano da construção de uma saúde pública melhor para a população. Ele destaca que “a gestão não pode esquecer de que quem cuida merece também ser cuidado”. No mesmo dia da inauguração do Espaço Chico Passeata, a Sesa inaugura o novo prédio da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas), que também fica no bloco E. Outro bloco que está com melhores condições de trabalho é o B. A gestão reformou, dotando os ambientes e salas do Núcleo de informática, Central de Regulação, Ouvidoria e Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) de instalações mais confortáveis. Um pouco antes, em fevereiro de 2011, foi a vez do antigo e improvisado restaurante ganhar um novo perfil. Passou a ter ar-condicionado, bancada de lavabo, tvs.

As obras na Sesa continuam. Os servidores da Coordenadoria de Regulação, Auditoria e Controle (Corac) e da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) estão contando os dias para conclusão das obras, com mudança para ambientes mais modernos e qualificados. A Coprom virá para o bloco D e a Corac se mantém no bloco E, mas no primeiro andar de um novo prédio.

Homenagem

O novo espaço de convivência recebe o nome Chico Passeata numa homenagem que a Sesa presta ao médico e escritor Francisco das Chagas Dias Monteiro, nome registrado na certidão de nascimento. Mas foi com o nome Chico Passeata, recebido no movimento estudantil, no tempo da Faculdade de Medicina, e na luta contra o regime militar de 64, que ele ficou conhecido.
Na defesa das causas sociais, Chico Passeata foi preso e torturado no período da ditadura juntamente com a esposa Helena Serra Azul. O primeiro filho do casal, Manoel Carlos, nasceu no cárcere. Após a anistia política manteve-se na luta, participando ativamente do movimento da reforma sanitária e da criação do Sistema Único de Saúde, implantado com a Constituição de 1988. Como médico sanitarista, foi idealizador, incentivador da política de saúde do homem, responsável pela implantação do primeiro serviço estadual de saúde do homem no Centro de Saúde do Meireles.

Fonte: Sesa