Sobral: Recreio nas Férias agita recesso escolar de estudantes

No sertão cearense, as férias de início de ano estão muito mais divertidas. Cerca de 6 mil estudantes do Programa Segundo Tempo, beneficiados na parceria com a prefeitura de Sobral, estão curtindo o Recreio nas Férias, oferecido pelo Ministério do Esporte.

Uma extensa programação inclui campeonatos esportivos simultâneos nos 70 núcleos instalados em escolas públicas, 15 delas na zona rural, além de passeios turísticos, festival de skate, manhãs de lazer com visitas à clubes sociais e exibição de filmes.

O Recreio nas Férias vai até o dia 14. Nos núcleos cujas escolas possuem infraestrutura esportiva, estão sendo realizadas competições nas modalidades de handebol e futebol de salão. Já nas unidades onde não há quadras poliesportivas, prevalecem as disputas de futebol de campo, atletismo e vôlei de areia.

O festival de skate – modalidade já praticada pelos jovens em alguns núcleos da parceria – está a todo vapor, no ginásio poliesportivo Plínio Pompeu. Alan Serafim Cordeiro, 15 anos, filho de um mecânico e de uma balconista em salão de beleza, não disfarça a satisfação de reunir-se com os cerca de 30 praticantes: “Ando de skate desde o ano passado e essa é uma excelente oportunidade para mostrar aos colegas as manobras radicais que aprendi no Segundo Tempo".

Cinema

Parceria com a Casa da Cultura de Sobral e com o Serviço Social do Comércio (Sesc) garante cinema para a garotada, com direito a transporte gratuito aos locais da exibição. Entre os filmes oferecidos, estão: “Desafiando Gigantes”, “Treino para a Vida”, “101 Dálmatas” e “Monica e Cebolinha”.

Outra parceria local, desta vez com o Palmeiras Country e com o Clube do Sesc, garante manhãs de lazer com muita recreação e brincadeiras. As duas entidades colaboradoras cederam suas instalações com piscinas, quadras esportivas e áreas verdes.

Para finalizar o Recreio na Férias, um giro turístico pela cidade. A atividade inclui passeios pelos pontos turísticos do centro histórico de Sobral e visitas ao Teatro Municipal, ao Museu Dom José e ao Museu do Eclipse.

Atualmente em seu quinto convênio com a prefeitura de Sobral, o Segundo Tempo é executado desde 2004. A parceria, iniciada com 30 núcleos e 6 mil estudantes, manteve o número de beneficiados, mas ampliou para 70 o numero das unidades de atendimento. “Nossa estratégia, com essa distribuição, é garantir uma melhor qualidade do atendimento”, revelou o coordenador-geral, Domingos Sávio Paiva Gomes.

Tranquilidade

A coordenadora do Núcleo Caic 01, Maria Petrilia Rocha, foi uma das responsáveis pela distribuição dos uniformes (camisas e bonés) feita aos pais e responsáveis pelos alunos participantes do Recreio nas Férias/Segundo Tempo. A entrega, segundo a educadora, garantiu uma maior aproximação entre o programa e as famílias dos beneficiados.

Ao explicar a proposta do Recreio nas Férias, Petrilia conta que obteve muitos relatos positivos: “Algumas mães ficaram mais felizes e despreocupadas com a programação de férias. É que alguns filhos estavam saindo de casa, em busca de outras ocupações em lugares distantes”.

Fonte: Ministério do Esporte