Governador visita sede de combate à desertificação em Gilbués

A degradação de solos no Núcleo atinge níveis muito graves, segundo o IBGE (2004).

Semar - Divulgação
O governador Wilson Martins, acompanhado do secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, e de técnicos da Codevasf e da Fundação Agente, visita nesta sexta-feira (20) a sede do Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), em Gilbués. O governador fará uma avaliação dos serviços e ações de recuperação da área, cujos projetos são da Semar e a execução das obras são da Codevasf.

A degradação de solos no Núcleo atinge níveis muito graves, segundo o IBGE (2004), em apenas três municípios avaliados, a área degradada é de 7.694 Km², o que representa uma extensão preocupante não só pelo acelerado processo de degradação e a agressividade do fenômeno, como também pela enorme quantidade de sedimentos transportados em suspensão no escoamento superficial ou enxurrada.

De acordo com o secretário Dalton Macambira, o governador acompanhará os resultados do Projeto de Revitalização da Microbacia do Riacho Sucuruí. Com recursos do Programa de Revitalização da Bacia do Parnaíba no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Codevasf firmou o Convênio Nº 0.03.07.00058/00 com a Fundação Agente, por indicação da Semar, no valor de R$ 3.005.847,47, tendo como objeto a implantação do Projeto de Revitalização da Microbacia do Riacho Sucuruiú, no município de Gilbués, Estado do Piauí.

A Semar, a Fundação Agente e a Codevasf idealizaram o referido Projeto que tem por objetivo o desenvolvimento de ações concretas de recuperação de áreas degradadas e manejo hidroambiental adotando como unidade de planejamento a Microbacia Hidrográfica. Os principais objetivos do projeto são: recuperação de áreas degradadas, implantação de estradas ecológicas, infraestrutura e equipamentos de apoio para ações de revitalização, acompanhamento, avaliação e difusão de resultados.