Sem categoria

Inácio defende legitimidade dos partidos aliados terem candidatos

Pretenso candidato a prefeito de Fortaleza, o senador Inácio Arruda (PCdoB) disse que a “etapa de compromissos” políticos com a prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins (PT), está “encerrada”. Para ele, depois de ajudar a eleger Luizianne no segundo turno das eleições de 2004 e apoiar a reeleição da petista, em 2008, o PCdoB agora entende que é o momento de lançar candidatura própria para chegar ao Paço Municipal.

Um dos objetivos do partido para as eleições 2012 é pressionar para que o primeiro turno da disputa esteja “aberto” para mais de uma candidatura entre os partidos que compõem a atual base de apoio da administração petista. Inácio defendeu a legitimidade das siglas em apresentarem seus candidatos e citou que PMDB e PSB, por exemplo, já falam em candidaturas próprias.

Apesar de deixar claro que o partido não irá para uma candidatura própria em qualquer cenário, o senador diz que o PCdoB não se sentiria intimidado por uma possível união entre Luizianne e o governador Cid Gomes (PSB) em torno de um único candidato – que teria, assim, o apoio dos dois grupos políticos mais fortes do estado.

Na última sexta-feira (20), ele afirmou que mesmo se consolidada essa união, haveria ainda “espaço” para uma candidatura própria do PCdoB, mas evitou opinar sobre o destino da aliança entre prefeita e governador.

“Buscamos honrar intensamente o compromisso com Luizianne (…) e começamos agora uma nova etapa, em que nós consideramos a hipótese justa de termos um candidato no primeiro turno”, disse Inácio.

O senador, que tem pretensões de vir a ser candidato do PCdoB nas eleições 2012, revela que o partido ainda discute outras possibilidades, como o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) ou o deputado estadual Lula Morais (PCdoB).

Fonte: www.odebateinformativo.com