Sem categoria

Carlos Lupi volta para a presidência nacional do PDT

Recém saído do ministério do Trabalho, Carlos Lupi voltou nesta segunda-feira (30) para a presidência nacional do PDT, durante uma reunião do diretório nacional, em Brasília. Lupi havia pedido licença da presidência do partido porque a Comissão de Ética da Presidência da República considerou que não poderia acumular as funções de presidente do partido e de Ministro do Trabalho.

Lupi foi eleito presidente do PDT em 2011 e seu mandato vai até 2013. Ele foi o último ministro a sair em função da ofensiva para oposição ao governo Dilma, sob ataque insistente da velha imprensa, iniciado por reportagens da revista Veja apontando supostos “repasses irregulares” do ministério do Trabalho para ONGs. 

Sobre o seu substituto no cargo de ministro, Lupi disse em entrevista coletiva para a imprensa que uma comissão, composta pelo secretário Manoel Dias, pelos vices-presidentes André Figueiredo e Brizola Neto e pelos líderes da Câmara, atualmente Giovanni Queiroz, e Senado, Acir Gurgacz, está responsável pela interlocução com o Planalto e que aguarda a convocação da presidente Dilma Rousseff.

Indagado sobre possível veto a qualquer nome indicado e pela existência de uma lista prévia, Lupi disse que no partido não existe veto e que nunca foi discutida uma lista porque tudo vai depender do perfil que a presidente quiser, embora acredite que o perfil não será técnico e sim político.